Página Correio Esportes

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Esporte e Lazer em Fraiburgo II

Repercussão
Gostei muito da repercussão da ultima coluna, publicada no Jornal A Coluna, edição de 17/02, quando o assunto foi o espaço voltado a pratica de esporte como forma de lazer e a saúde. Precisamente a Praça do Capão das Araucárias, no bairro Jardim América. Recebi e-mails, foi parado na rua por moradores do bairro me elogiando pela qualidade da coluna. Por isso, resolvi seguir com os comentários sobre este assunto, nessa edição, tratarei de outro espaço e na próxima encerro essa série de três colunas escrevendo sobre este tema. A seguir o conteúdo da coluna publica em 24/02.

Quantidade e qualidade
Fraiburgo tem um dos melhores espaços da região para pratica de esporte como forma de lazer, o Lago das Araucárias (no centro), com pista para corrida/caminhada, parquinho, quadra de areia, academia ao ar livre e ciclo faixa. Porém este é insuficiente, parte da população fraiburguense se vê impossibilitada de fazer uso do mesmo, por viveram em bairros distantes, tais como: São Miguel, Nossa Senhora Aparecida, Liberata, São Luiz, Macieira... Por isso, quanto maior a quantidade de espaços para a comunidade praticar esportes para ter lazer e qualidade de vida, melhor. Certamente à medida que forem ampliados espaços assim, menores serão os investimentos com saúde, segurança pública e etc.
Lago das Araucárias centro de Fraiburgo

São Miguel I
O bairro São Miguel, o maior de Fraiburgo em termos populacionais, tem pouquíssimos espaços para as crianças, adolescentes, jovens e adultos praticarem esporte e terem lazer. Por exemplo, não tem campo de futebol. Porém, este bairro é dotado de dois espaços físicos excelentes (na minha avaliação) para área de lazer e esportes, os quais comportam vários ambientes, trata-se do Lago do bairro São Miguel e do Capão de Araucárias (localizado a rua Batista Rui).
Vista parcial do encontro dos bairros São Miguel e
Nossa Senhora Aparecida
Infraestrutura I  
No Lago do bairro São Miguel, é necessário fazer investimentos para urbanizá-lo. Construir calçamento ou asfalto na rua de acesso ao local. Instalar iluminação publica, fazer uma boa limpeza e despoluição do lago e arredores, por fim construir pista para caminhada/corrida. 
Vista parcial da av. Michelle Simonetti, na extrema esquerda o
Capão de Araucárias próximo ao Lago do bairro São Miguel
   
Infraestrutura II
No Capão de Araucárias no bairro São Miguel, tem um campinho de areia, construído pela comunidade, longe do ideal. Neste espaço os investimentos da municipalidade, deveriam ser no sentido de tornar o espaço uma quadra de areia, construir uma academia ao ar livre e iluminação para que este espaço possa ser utilizado também no período noturno. Nos dois espaços, o custo/beneficio dos investimentos, será grande, pois todo investimento na qualidade de vida para a população, o retorno é garantindo.   

Direito
Nunca é demais lembrar, esporte e lazer são direitos sociais, previstos no artigo 6º da Constituição Federal de 1988. 

Criticas e sugestões: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.