Página Correio Esportes

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Série Esporte e Lazer em Fraiburgo

O texto abaixo foi publicado na edição de 16/02 do Jornal A Coluna, faz parte de uma série de três colunas que dedicarei à problemática dos equipamentos (espaços) de esportes voltados ao lazer. Essa primeira refere-se, a Praça do Capão das Araucárias, localizada no bairro Jardim América, que não oferece todas as condições para uso, em função da falta de pequenos investimentos por parte da municipalidade.

As próximas duas edições da Coluna Esportes em Debate dedicarei, a outros dois equipamentos em bairros distintos que precisam de investimentos, no sentido de passarem a ser bons espaços para a pratica de esporte e lazer para toda a comunidade fraiburguense em especial aos moradores dos bairros onde estes equipamentos estão localizados.  

Esporte e Lazer I
A pelo menos três anos e meio acompanho os investimentos que a empresa Trombini faz no esporte e lazer no bairro Jardim América e em todo município. A empresa adotou no bairro Jardim América a Praça do Capão das Araucárias, e neste espaço instalou uma quadra de areia, um parquinho com balanças e gangorras. Nestes dias de verão tem sido um ótimo espaço para os moradores desse bairro, estarem praticando esporte. A mais ou menos quatro meses atrás a Trombini realizou reforma da quadra de areia e alambrado e nessa semana reformou o parquinho.

Vista lateral da Praça XV - Rua Uruguai
Esporte e Lazer II
Além dessa ação, a Trombini mantem em parceria com o SESI o Projeto Esporte Solidário. Apóia mensalmente há pelo menos 05 anos o Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô, desenvolvido pela Associação Vital Fraiburgo e há quase 03 anos o Projeto Esporte Bemlegal, desenvolvido pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC.

Esporte e Lazer III
Preocupado com os poucos espaços de esporte e lazer que nosso município dispõe, gostaria de usar essa coluna para fazer alguns alvitres à municipalidade e ao novo superintendente da Fundação Municipal de Esportes – FME. Já passou da hora da prefeitura e a FME, fazerem sua parte, melhorando ainda mais a Praça do Capão das Araucárias no Jardim América, com ações pontuais e de baixo investimento pelo custo beneficio que trarão de forma direta aos moradores dos bairros Jardim América, São José e porque não a toda a comunidade fraiburguense.  Sugestão 1: Que seja instalada iluminação entre as arvores e sobretudo na quadra de areia que já existe no local. Sugestão 2: Que seja construído muro de contensão nos barrancos em toda a extensão da praça, evitando a erosão e a queda de árvores. Sugestão 3: Que seja construída calçada em toda a extensão da Praça XV, a ser utilizada como pista  para caminhadas e corridas.

Esporte e Lazer IV
Com os investimentos baixíssimos sugeridos acima, a comunidade fraiburguense teria mais um espaço para praticar corridas e caminhadas, esses dois exercícios físicos geram os seguintes benefícios: Diminui as taxas do mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol ( HDL). Fortalece ossos prevenindo osteoporose. Ajuda a controlar o estresse (stress). Torna o sono mais agradável. Diminui a ansiedade. O organismo melhor condicionado, melhor oxigenado permite uma vascularização do cérebro muito mais eficiente e por conseqüência aumentando o grau de agilidade do raciocínio e sua função intelectual, levando a um melhor desempenho nas tarefas e atividades que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas, maior agilidade para tomadas de decisão. E por fim diminuirá os investimentos em a saúde publica. 

Pensem nisso senhores gestores!


Imagem:
http://jucielebaldissarelli.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.