Página Correio Esportes

sábado, 29 de setembro de 2012

Iomerê é homenageado pelo Avaí no campeonato brasileiro.


A Praça Central de Iomerê com imagem ao fundo da Igreja Matriz - São Luiz Gonzaga  (foto abaixo) estampou a camisa do Goleiro Moretto do time Avaí em jogo oficial pela Série B do Campeonato Brasileiro realizado no estádio Independência (MG) contra o América Mineiro. A apresentação da cidade de Iomerê no uniforme do Avaí faz parte das homenagens em que o Clube Catarinense está fazendo aos Municípios de Santa Catarina durante a temporada de 2012.

Durante as partidas disputadas pelo Avaí, as camisas são confeccionadas com o símbolo de algum município, e de acordo com o presidente do clube, visa aproximar o Avaí de suas raízes. ‘O Avaí procura ficar mais próximo de suas raízes. Começamos com a entrada em campo, fora de casa, com a bandeira do Estado. Agora partimos para uma ação de maior proximidade. É simples, porém de muita simpatia e respeito ao nosso Estado’, afirmou João Nilson Zunino, presidente do clube.




Apesar da homenagem a Iomerê ter acontecido em jogo no Estado de Minas Gerais no dia 14 de setembro, quando o Avaí foi derrotado pelo placar de um a zero, a entrega da camisa ao Município aconteceu no dia 21 último, no Estádio da Ressacada, com vitória do Avaí sobre o Guaratinguetá-SP, em partida que marcou a estreia do técnico Argel Fucks no comando do Leão da Ilha, tendo o confronto terminado em 2 a 0, com gols de Pirão, aos 26, e de Evandro, aos 42 minutos da etapa final.

No intervalo do jogo, os iomerenses Valcir Afonso Serighelli, Edvans Pasqual e Luiz Carlos Zanon – representando o Município receberam das mãos do Diretor de Planejamento do Avaí, Enio Gomes, a camisa especial nos camarotes da Ressacada. Depois, acompanharam a grande vitória avaiana no Brasileiro de 2012.

De acordo com Valcir a homenagem eleva o nome do Município e mostrou ao mundo a belíssima imagem do centro da cidade de Iomerê, pois os jogos do Avaí são transmitidos por várias televisões e noticiados por dezenas de veículos de comunicação, como exemplo a Sport TV com cobertura global. A homenagem prestada pelo Avaí aos Municípios catarinenses, como aconteceu com Iomerê não gera custos às Cidades, ou seja, o Poder Público Municipal não arca com custos da solenidade, sendo os mesmos de iniciativa do Clube.

Fonte: 
www.souavaiano.com.br/


Imagem:

Reunião da Caritas Diocesana


Aconteceu em Caçador, dia 27/09, no secretariado diocesano, reunião do conselho diretor da Caritas Diocesana, três coordenadores da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC estiveram presentes. A APAFEC é uma das entidades que fazem parte do conselho diretor da Caritas em nossa região.

Vários assuntos foram debatidos, entre os quais a preparação para a Semana da Solidariedade, que acontece de 05 a 12 de novembro, com o lema: “Juventude, Desenvolvimento e Solidariedade”. A Caritas Brasileira escolheu esse lema, para propor um amplo debate em todo o Brasil, em função do aumento de 580% no assassinato de jovens na ultima década. Atualmente, 32 jovens de até 19 anos, são assassinados todos os dias em nosso país continental.

Durante os dias 05 a 12 de novembro, acontecerão as mais diversas atividades em todo o território nacional (reuniões, fóruns, exibição de filmes, marchas, caminhadas...), para se debater o tema Juventude. Em Fraiburgo não será diferente, neste período a APAFEC, juntamente com outros parceiros estarão organizado atividades para ampliar o debate sobre a Juventude e suas necessidades.

Durante essa reunião a APAFEC formalizou parceria com as Caritas Paroquiais de Lebon Regis e Videira e com a Caritas Diocesana, para a venda de cartelas da Ação Solidária Entre Amigos 2012, foram distribuídos 32 blocos, ou 320 cartelas. A parceria consiste na venda das cartelas por parte do parceiro, sendo que uma parte do valor fica com a entidade parceria e a outra é repassada a APAFEC.

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. Fundada no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas Brasileira faz parte da Caritas Internacional, presente em 165 países. Atualmente a Cáritas Brasileira conta com 176 entidades-membro espalhadas por todo país e atua em 12 regionais. Mais informações acessem: www.caritas.org.br

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Oficina sobre Fundos Comunitários Rotativos Solidários


Aconteceu nos dias 27 e 28/09, em Chapecó no Centro Diocesano de Formação, a oficina sobre os Fundos Comunitários Rotativos Solidários. A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC esteve presente, representada por um de seus coordenadores.

A oficina foi coordenada pelas educadoras do Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP (http://www.camp.org.br), Miele Pereira Ribeiro cientista social e Talita Jabs Eger Pereira antropóloga e pesquisadora econômica. A oficina faz parte do Projeto nacional de Fundos Solidários, na região sul do Brasil é executado pelo CAMP.

Momento de estudo durante a oficina.
Estiveram presentes lideranças religiosas e populares das dioceses de Caçador, Chapecó e Joaçaba, representando vários empreendimentos de economia solidária. Um dos objetivos da oficina é preparar atores sociais para a construção de Fundos Comunitários Rotativos Solidários em toda a região sul (Santa Catarina, Rio Grande e Paraná).

Os Fundos Comunitários Rotativos Solidários são processos coletivos de organizações de crédito, produtivas e sociais de diferentes grupos, empreendimentos e organizações populares espalhadas por todo o Brasil. Os Fundos Comunitários Rotativos Solidários visam criar oportunidades de inclusão econômica, social e fortalecimento da Economia Popular e Solidária.

Fonte: APAFEC 

APAFEC e as eleições municipais de 2012


Queremos esclarecer a toda à população de Fraiburgo, que a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC não apoia nenhuma candidatura a vereador ou a prefeito, no pleito de 07 de outubro. Pois somos uma pessoa jurídica, e como tal, nossa entidade não tem direito a voto, pois na referida eleição apenas pessoas físicas votam.

Como entidade, somos totalmente contra qualquer tipo de coerção neste período eleitoral. Esclarecemos ainda, que algumas lideranças da APAFEC estão fazendo campanha para candidatos a vereador e a prefeito, porém é uma decisão individual, e essas lideranças são livres e não sofreram ou sofrerão nenhum tipo de pressão para votar neste ou naquele candidato a prefeito ou vereador. Além disso, fazer campanha é um direito, assegurado pela constituição federal garante a essas pessoas.

Reforçando: É hora de pensarmos e votarmos consciente, pois voto não tem preço, tem consequências!

Somos seres políticos”, como dizia Aristóteles. Cremos que é ingenuidade dizer: “Sou apolítico. Não gosto de política. Sou neutro.” Todos nós fazemos Política o tempo todo. Política é como respiração. Sem respiração, morremos. A Política que citamos, refere-se ao exercício da cidadania plena, como nos ensina Bertold Brecht em “O Analfabeto Político”. 

A política, como vocação, é a mais nobre das atividades; como profissão, a mais vil de todas. Por isso, orientamos que antes de votar! Cada cidadão ou cidadã fraiburguense deve conhecer a história do candidato. Partindo do principio bíblico: “Diga-me com quem andas...”. Quem o financia? Qual o circulo de alianças...

Cremos que é necessário fugir das candidaturas endinheiradas, as que têm as maiores campanhas. Em nosso entendimento se faz necessário, fugir dos candidatos que pagam cabos eleitorais, pois em nosso entender esses fazem política como negócio. Investem na campanha para lucrar depois com as benesses que ganharão do poder público.

Para finalizar entendemos que é importante observar quais as ações do/a candidato/a no passado e no presente. Olhar com olhos de lince, as ações dos partidos também. Tendo como base essa orientações e observações, certamente estaremos preparados para fazer as melhores escolhas para a câmara de vereadores e paço municipal.


Atenciosamente, coordenação da APAFEC.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Karatecas fraiburguenses participam dos Jogos da Juventude Catarinense – OLESC/Criciúma


Estudantes da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro/Escolinhas da F.M.E. – Fundação Municipal de Esportes e Lazer, estarão no período de 26 a 28 de setembro, na cidade de Criciúma, representando o município de Fraiburgo nos Jogos da Juventude Catarinense / OLESC 2012. A modalidade de Karatê-dô, participa deste importante evento como apresentação pelo terceiro ano, sendo aprovada, a partir de 2013 participará como modalidade oficial. Nesta categoria participam estudantes de 13 a 16 anos.

Os estudantes que participarão são:
Amanda Rakira Pontes;
Bruna Padilha da Silva;
David Maik Pessutti Tavares;
Evelyn Pereira dos Santos;
Jocemir de Souza Belusso;
Letícia dos Santos Varela;
Marcelo Pires Ribeiro;
Marcos Antonio Ribeiro Stegue;
Richard Bruno Zilli da Silva;
Sofia Hermes.

  
Fonte: Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.

Imagem:

Karatecas recebem doações

Karatecas recebendo as doações


Hoje (25/09), a Sra. Cleris Marques Vieira, efetuou a doação de vários equipamentos aos estudantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, entre eles:
Aparelho de musculação remador;
Aparelho para musculação abdominal;
Par de alteres 05 kg;
Par de luvas para bater no saco de pancadas;
Saco de pancada.

Cleris e professor Luiz Coelho

“Agradecemos as doações, com estes equipamentos estaremos diversificando ainda mais os treinamentos realizados com os estudantes, no melhor dojo do oeste de Santa Catarina, localizado no bairro São Miguel”. Luiz Coelho Educador Marcial

Fonte: Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Eleições: votar em quem e para quê?


Dia 7 de outubro de 2012 haverá o 1º turno de eleições municipais no Brasil. Cientes de que devemos dedicar as nossas energias no fortalecimento da Política de empoderamento da luta dos pobres, precisamos também durante o processo eleitoral, momento decisivo, contribuir para que os melhores – se não, os menos piores - candidatos sejam eleitos. Considerando que o marketing político e a propaganda ensurdecedora criam uma cortina de fumaça sobre a realidade cegando muita gente, vamos tecer algumas reflexões, abaixo, com o intuito de ajudar a discernir em quem devemos votar e para quê.

É hora de pensar e votar consciente, pois voto não tem preço, tem conseqüências! “Somos seres políticos”, já dizia Aristóteles. Ingenuidade dizer: “Sou apolítico. Não gosto de política. Sou neutro.” Todos nós fazemos Política o tempo todo. Política é como respiração. Sem respiração, morremos. Política refere-se ao exercício de alguma forma de poder, como nos ensina Bertold Brecht em “O Analfabeto Político”. A política, como vocação, é a mais nobre das atividades; como profissão, a mais vil.

Urge resgatar a história do candidato. “Diga-me com quem andas...”. Quem o financia? Fujam das candidaturas ricas, as que têm as maiores campanhas. Fujam dos candidatos que pagam cabos eleitorais. Esses fazem política como negócio. Investem na campanha para lucrar depois com as benesses que ganharão do poder público. Importante observar quais as ações do/a candidato/a no passado e no presente. Urge olhar as ações dos partidos também. O/a candidato/a é candidato/a porque quis ou aceitou se candidatar por insistência do povo organizado? Se o candidato/a tem sede de poder, se teve a iniciativa de se candidatar, fuja dele/a.


Na sociedade neoliberal os interesses privados são “camuflados em princípios políticos, porque os investimentos privados dependem de uma proteção governamental.” É injusto votar em quem governa para a classe dominante, beneficiando uma minoria, e pisando na maioria do povo, nos pobres. É imprescindível não apenas votar, mas acompanhar, de forma coletiva, as ações governamentais e os mandatos eletivos. São relevantes as iniciativas populares, os referendos, os plebiscitos, a participação popular e a solicitação de audiências públicas para o debate de temas relevantes. Enfim, exercer também a democracia direta.

Próximo à maior festa judaico-cristã, a Páscoa, impulsionado por uma ira santa, Jesus chegou ao Templo de Jerusalém, lugar considerado o mais sagrado e furioso, “fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e bois, destinados aos sacrifícios. Derramou pelo chão as moedas dos cambistas e virou suas mesas. Aos que vendiam pombas (eram os que diretamente negociavam com os mais pobres porque os pobres só conseguiam comprar pombos e não bois), ordenou: ‘Tirem estas coisas daqui e não façam da casa do meu Pai uma casa de negócio.”

Como lobos em péle de cordeiros, há muitos ´”vendilhões do templo”, em campanha, para comprar votos para depois de eleitos continuarem o processo de prostituição e idolatria reinante na sociedade, nas cidades, nos municípios. Assim como Jesus, movidos por uma ira santa, devemos impedir que esses falsários sejam eleitos. "Nunca se esqueça de que apenas os peixes mortos nadam a favor da  correnteza", alerta Malcolm Muggeridge. Enfim, votar em quem está comprometido, de fato, com a luta de libertação dos pobres. Eleger pessoas que de fato representem a luta do povo oprimido.

Belo Horizonte, MG, 24 de setembro de 2012.

Por: Frei Gilvander Luís Moreira Mestre em Exegese Bíblica, assessor do CEBI, SAB, CEBs, CPT e Via Campesina. Cf. www.gilvander.org.br No facebook: Gilvander Moreira

Palestras na Escola Antonio Porto Burda no bairro São Miguel


Realmente uma experiência muito positiva, pois foi a primeira vez que ficamos frente a frente com crianças dos 08 aos 12 anos, para uma conversa franca sobre a mais nobre das artes marciais o Karatê-dô. Muitas participações interessantes, com questionamentos e colocações, que mostraram o interesse e a aprovação da atividade organizada pela Professora Ana Maria Camilo.

A palestra foi para estudantes de 3ª e 4ª séries, que podem e devem fazer a diferença em nossa comunidade, num futuro próximo, precisamos ouvi-los e colocar em prática suas sugestões, para a construção de um mundo justo e igualitário.
Sensei Luiz com estudantes da Escola Antonio Porto Burda
A modalidade de Karatê-dô, busca na disciplina, na educação e no respeito, como filosofia de vida, contribuir no dia-a-dia da escola e da sociedade em geral. A educação é um conjunto de atividades que devem trabalhar a formação integral do individuo e oportunidades como esta, proporcionadas pela escola e pela professora Ana, fazem com que a motivação de estudantes, professores e coordenadores da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô só aumentem, e sintam ainda mais responsáveis em fazer a parte deles na construção de mundo melhor.
Karatecas demonstrando fundamento do kumite
“Alguns estudantes da manhã, já iniciaram seus treinamentos à tarde, no melhor dojo do oeste de Santa Catarina, outros mostraram interesse em começar ou recomeçar, já que alguns dos participantes da palestra treinaram por um determinado tempo. Nossos objetivos futuros são estreitar ainda mais os “laços” de parceria entre a Escola e a modalidade do Karatê-dô, para isso precisamos avaliar cada passo do aprendizado desenvolvido entre as instituições, cujos objetivos são dar oportunidade de atividades saudáveis a todos os munícipes fraiburguenses, descobrir novos talentos para a modalidade, fortalecendo a família como célula mais importante da sociedade”.  Cometa Luiz Coelho coordenador da Vital Fraiburgo de Karatê-dô.

Setor de comunicação da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.

10.000 acessos!



Imagem:
http://2.bp.blogspot.com/-j4_C5hzu3_Y/TjcjbRboE9I/AAAAAAAAB1o/RmpXGiRRWwY/s1600/Professor+Projeto+10.000+acessos.jpg