Página Correio Esportes

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Limites, desafios e avanços pessoais nos últimos 9 anos!


No dia 23/11/2005, estava com 123 quilos, taxa de glicose, acido úrico, triglicerídeos e colesterol alterados. Naquele momento tomei uma decisão que voltaria a fazer exercícios físicos e controle alimentar. Eram grandes os limites e desafios, o objetivo central era cuidar da saúde, pois, não concordo com os patrões de beleza corporal impostos pela sociedade capitalista.

O primeiro objetivo estabelecido, foi de em 25 dias dar uma volta completa correndo no Lago das Araucárias (aproximadamente 2km), alcançada essa finalidade, o próximo desafio era dar uma volta completa correndo pela ciclo faixa (aproximadamente 2,8km) e assim foram sendo construídos novos desafios a cada demarcação superada.

Atualmente, estou com 98 quilos e com as taxas de glicose, acido úrico, triglicerídeos e colesterol normais, alcançados a custo de muita luta/dedicação e superação continuada de pequenos e grandes desafios.

Em 2013 fiz minha primeira corrida de rua, foi em Fraiburgo com trajeto de 3,5km (setembro). Durante o ano passado fiz três provas, sendo: em Tangará de 4,5km (fevereiro), em Fraiburgo de 5km (novembro) e em Rio do Sul de 10km (dezembro).


Em 2015 pretendo fazer até março, três provas: dia 31/01, serão 10km na areia em Floripa, em fevereiro uma prova de revezamento de 30km em Palhoça e em março a primeira meia maratona com 21km em Joinville, para isso estou me preparando desde outubro de 2014. Além de fazer outras provas durante o ano, ainda não definidas.

Nos últimos dias alcancei dois grandes objetivos pessoais, no sábado 03/01 fiz uma volta no Lago das Araucárias em 9’47” (nove minutos e quarenta e sete segundos), o desafio eram fazer abaixo dos 10 minutos, pois a primeira volta completa que dei no Lago em dezembro de 2005, concluí em quase 19 minutos.

O outro desafio vencido ontem (07/01) foi correr 20km, eu e o amigo João Leandro fizemos o percurso em 2:45’ (duas horas e 45 minutos), com quatro paradas para hidratação.

Obrigado aos educadores físicos Paulo Eduardo Gonçalves da Silva (Tico-tico), Valcir Alves e Emerson Souza, pela troca de informações, assessoria e orientações técnicas. Agradeço também, o fiel escudeiro João Leandro, pelos vários momentos de partilhas e conversas durantes as atividades físicas e corridas.


Assim sigo, me desafiando, correndo, cuidado da saúde, para ter condições físicas e emocionais para prosseguir compartilhando com vários outros sonhadores e sonhadoras, a luta pela construção de um mundo justo, humano, solidário e igual onde caibamos todos nós!


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Doar sangue é um dos maiores atos de solidariedade, faça sua parte!

“Doar sangue é um dos maiores atos de solidariedade que podemos realizar, pois doamos parte de nós, sem saber quem iremos auxiliar, por isso faça sua parte”.

Segundo site do Hemosc (Hemocentro de Santa Catarina), no dia 20/01, acontecerá em Fraiburgo uma coleta externa promovida pelo Hemosc Joaçaba, junto a Unidade de Saúde Vila Salete. Serão distribuídas apenas 50 senhas no horário das 8h30min às 12h30min.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 67 anos, com peso mínimo de 50 kg e que esteja portando documento de identidade oficial com foto é um doador em potencial. Antes da doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea.

O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum, pelo contrario o doador deve estar bem alimentado, evitando apenas a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas e segundo informações do Hemosc, se cada pessoa saudável doar sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam quantidades suficientes para atender toda população.

Os contatos podem ser feitos pelo fone: (0**49) 3522 – 2811 com o Hemosc Joaçaba.  Mais informações acesse o site do Hemosc SC: www.hemosc.org.br


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A quadra de areia próxima ao Centro de Eventos precisa de cuidados urgentes!


Hoje (06/01) pela manhã, eu e o amigo João Leandro, sob a orientação do educador físico Valcir Alves do Studio V de Pilates, começamos os treinos na quadra de areia próxima ao centro de eventos, visando à preparação para a participação na quarta edição da Night Run Costão do Santinho CAIXA, corrida noturna que acontece dia 31/01 na Praia do Santinho, norte de Florianópolis.

Pudemos observar grande abandono nos cuidados com esse equipamento esportivo, que pertence a toda a comunidade fraiburguense. Encontramos grande quantidade de lixo no local e também muita areia acumulada nas laterais e fundos da quadra, com parte dessa areia se perdendo e o centro da quadra com pouca quantidade de areia.

Sabemos que a responsabilidade de cuidar e limpar desse ótimo espaço esportivo é de todos os usuários que utilizam o local, porém é necessário que algum órgão publico assuma a competência de fazer limpezas e manutenções completas e periódicas no local.

Não sei se compete a Secretaria de Infraestrutura ou da Fundação Municipal Esportes e Lazer, cuidar e fazer manutenção na quadra de areia citada.

Porém, em nome de todos os usuários do local, gostaria de sugerir que seja realizada com urgência a retirada do lixo encontrado no local e ainda que seja providenciada a nivelação das quadras de areia, impedindo dessa maneira que no futuro seja necessário adquirir e colocar mais areia nas partes centrais da quadra, evitando assim o desperdício de dinheiro publico.

Foto: Blog da Fundação Municipal de Esportes.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

domingo, 4 de janeiro de 2015

Novo desafio – correr 10 km na areia!

No dia 31/01, vamos (João Leandro, Fabi, Felipe, Sofia e eu) participar da quarta edição da Night Run Costão do Santinho CAIXA, corrida noturna que acontece na Praia do Santinho, norte de Florianópolis, com largada marcada para 21h00min.

O percurso é plano e com pequenos trechos desafiadores de areia fofa entre as dunas. A orla é toda iluminada por tochas e proporciona uma ótima experiência aos participantes dos 5 e 10 km.

João Leandro e Eu, faremos o percurso de 10 km correndo na areia, para isso já estamos nos preparando desde 20/12/14, nessa semana sob a orientação do educador físico Valcir Alves do Studio V Pilates, começaremos os treinos na areia. Já a Fabi, a Sofia e o Felipe ainda não decidiram qual percurso, tudo indica que farão percurso de 5km.   


Para 2015 a meta dos organizadores é superar os 1.300 inscritos da edição 2014 e chegar próximo a 1.800 participantes. O evento receberá atletas de mais de 11 estados brasileiros e da América Latina.

As inscrições já estão abertas. Mais informações acesse: www.nightruncostaodosantinho.com


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate