Página Correio Esportes

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Estudantes do IFC e seus familiares serão prejudicados pelo prefeito e pela secretária de educação

      
Está circulando desde sexta-feira (29/01) em grupo intitulado Somos Fraiburgo, Somos Brasil de uma rede social virtual, uma serie de reclamações e desabafos referente ao cancelamento do transporte para os estudantes do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus de Videira e acadêmicos da Unoesc que desenvolvem suas atividades no período matutino.
Segundo consta na postagem, no final de dezembro de 2015 os estudantes e acadêmicos foram informados que a secretária da educação juntamente com o prefeito, cancelariam o transporte escolar matutino em 2016, pelo simples fato de ter sido “aberto” um campus do IFC em Fraiburgo, assim sendo segundo os gestores não existe mais necessidade de transportar estudantes secundaristas até Videira.
O Blog Esportes em Debate levantou que são 12 estudantes do IFC-Videira que serão prejudicado com tal decisão. O blog também pesquisou que a maioria dos estudantes estão no 3º ano do ensino médio, caso dos estudantes que estão cursando o técnico em informática na modalidade integral, ou seja, em um período o estudante faz o ensino médio e em outro o curso técnico.
Modalidade que não era oferecida em 2014 pelo IFC-Fraiburgo, portanto a justificativa usada pelos gestores públicos (secretária e prefeito) não tem fundamento jurídico ou constitucional, pois na época que estes estudantes iniciaram seus estudos não tinha o referido curso em Fraiburgo.
Conforme informações do site do IFC-Fraiburgo, apenas em 2015 começou a ser oferecido à modalidade integral para o curso técnico em informática, assim os estudantes que iniciaram seus estudos no ano passado neste curso, agora em 2015 ingressarão no 2º do curso. E os estudantes que fazem o mesmo curso no IFC-Videira iniciaram suas atividades estudantis em 2014, portando estão um ano a frente do curso oferecido em Fraiburgo na mesma modalidade.
No desabafo dos secundaristas e acadêmicos, os mesmos relatam que tentaram conversar com o prefeito e com a secretária de educação e demais responsáveis pela questão do transporte, mas não foram ouvidos!
Por ser obrigação do município e um direito dos estudantes o pessoal que estuda no IFC não pagou o transporte em 2014 e 2015. E se essa intransigência do prefeito e da secretária da educação persistir, 12 famílias fraiburguenses serão prejudicadas, pois terão que retirar do orçamento familiar recursos financeiros para pagar o transporte para seus filhos e filhas estudarem, ou seja, terão que pagar por um transporte que é um direto constitucional dos adolescentes.
As discussões sobre o tema podem ser acompanhadas pelo link: www.facebook.com/groups/fraiburgo
O Blog Esportes em Debates se solidariza com os estudantes secundaristas acadêmicos do período matutino e seus familiares, colocamo-nos a disposição para seguir divulgando e lutando junto pelos direto ao transporte para que possam seguir estudando.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.