Página Correio Esportes

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Atletas pelo Brasil reitera crítica ao ministério do Esporte

A Atletas pelo Brasil vem manifestar-se publicamente por uma maior seriedade de nossos dirigentes políticos na condução do país.
O momento de grande turbulência política sob o qual estamos vivendo pede uma reforma ampla no funcionamento de nosso sistema político e de como a gestão pública é feita. Devemos exigir de nossos representantes que o país esteja sempre em primeiro lugar, acima de interesses pessoais e partidários.
Precisamos avançar na melhoria de nossos quadros e na forma de gestão de nosso país. A nomeação dos ministros continua seguindo critérios puramente políticos para acomodação de partidos. Tal prática, na maior parte das vezes, traz consigo o aumento da ineficiência de gestão, descontinuidade das políticas implementadas, reinício de processos e tudo isso com custo às políticas públicas, ao nosso desenvolvimento, aos cofres públicos e a cada um de nós.
O Ministério do Esporte, infelizmente, é sempre usado na barganha política. A Atletas pelo Brasil manifesta-se, mais uma vez, contra essa prática que não considera a experiência e competência do gestor no tema, mas a conveniência partidária.
Não é somente a corrupção que corrói nosso país. Precisamos exigir que as políticas, os programas e as ações públicas atendam às necessidades do país e gerem desenvolvimento, melhorias e o fim das desigualdades sociais e econômicas. A política não pode ser um fim em si mesma, mas um meio para se conseguir o bem comum a todos.
Nossos gestores devem ser competentes, ter metas sociais e econômicas, indicadores e dados abertos que mostrem para onde estamos indo, atuar com transparência, e precisam também ser avaliados e fiscalizados de forma mais contundente. Afinal lidam com recursos de todos os brasileiros.
Nós, atletas e ex-atletas, formamos uma organização não governamental de Advocacy há 10 anos. Não recebemos recursos públicos. A Atletas pelo Brasil é constituída por 59 atletas voluntários e trabalha pela melhoria do Esporte no Brasil.
Desde 2009, atuamos para influenciar as decisões governamentais a fim de que haja uma legislação mais moderna, uma alocação de recursos mais eficiente, uma melhor gestão e transparência no Esporte. Porque o Esporte vai além do Esporte: é fator estratégico para o desenvolvimento humano e social com importante impacto na saúde, na educação e no planejamento urbano.
Registramos aqui nosso desacordo com a prática corrente de nomeação de ministros e pedimos maior compromisso com resultados concretos das políticas de esporte.
E como vimos fazendo há 10 anos, seguimos abertos para dialogar e continuaremos propondo, incentivando, fiscalizando e cobrando os gestores à frente da política esportiva.

Queremos a democratização do Esporte, por meio do seu acesso a toda população.

Queremos um Esporte de qualidade nas escolas, como ferramenta educacional.

Queremos um Sistema Nacional Esportivo eficiente, transparente, honesto.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Oeste catarinense na defesa da vida e do Padre Reneu

São Miguel do Oeste/SC
Padre Reneu ao lado do quadro que recorda D.José Gomes,
o bispo dos pobres, dos sem terra, dos índio, das mulheres... 
Não faz muito tempo havia um homem. Todos diziam que ele era um fora da lei. Andava com as putas, comia na casa dos chamados “malfeitores”, circulava pelas beiras de cais, nas vielas escuras e nas moradas dos enfermos. Ele poderia ter ficado na sua terra, fazendo seus móveis. Mas, não, preferiu caminhar com os desvalidos, abraçar os bêbados, confortar as adúlteras, amainar a dor dos desgraçados. Ele tinha muito amor no coração. E talvez esse tenha sido seu grande erro. Pois quem, sendo mau, pode aguentar o amor?
Nos caminhos desse homem foram se juntando os que eram sedentos de carinho, mas também, pelas beiradas, começaram a vigiar os que sempre viveram de sugar o sangue dos pobres: os ricos, os doutores da lei, os sacerdotes da elite, os abonados, os graúdos. Eles se reuniam e sussurravam contra o homem. Quem é esse que ousa dizer que o amor pode ser a maior das dádivas? E tramaram contra ele. E o acusaram de louco, de bandido, de subversivo. Vomitaram tanto ódio contra ele que chegaram a convencer a uma multidão que ele deveria morrer por ter cometido o grande pecado de gritar contra a injustiça e a opressão. Esse homem ficou conhecido como Jesus, o nazareno. Mas ele poderia ter muitos outros nomes.
Ao longo dos tempos, na história humana, todo aquele que se levanta em rebelião contra a dor, a opressão, a injustiça e a falta de amor sofre a mesma longa caminhada de tortura e morte, tal qual o jovem palestino de Nazaré. E se eles se indignam, se trovejam suas vozes contra o crime, eles é que viram vilões. E os graúdos das vilas, das cidades, dos países, incitam as gentes contra eles, e os matam como bandidos.
Pois assim está sendo com o padre Reneu Zortea, da paróquia de São Miguel Arcanjo, na cidade de São Miguel do Oeste. Acusado de "comunista" por um locutor de uma rádio local (Rádio Peperi), que também é vereador pelo PSDB, ele está sofrendo ataques de toda ordem via as ondas do rádio. Como se fora nos velhos tempos da inquisição, o radialista e vereador usa de uma concessão pública, a emissora de rádio, para incitar a população contra o padre. Tudo porque num de seus sermões, ele se manifestou contra o golpe que foi dado no país. O padre, que caminha com os oprimidos, com os trabalhadores, com as gentes empobrecidas, é quem está sendo massacrado. Como na velha história milenar. O vereador Raul Gransotto, não satisfeito em trovejar impropérios contra o padre na rádio, usa das redes sociais para ameaçar o “comunista”.
Apenas Gransotto votou a favor de sua moção 
Na sessão da Câmara, dessa terça-feira (17) ele tentou passar uma moção de repúdio contra o padre, usando dos mesmos recursos tão bem conhecidos nos tempos dos coronéis. Ameaças à jornalistas críticos, ameaças às gentes que foram defender o padre, ofensas contra os jovens que se manifestavam, e gritos contra o “comunismo”. Por fim a tal moção sugerida não recebeu qualquer voto favorável e o vereador teve se engolir a bravata. Mas, ao que parece, o ataque contra o padre Reneu não deverá ficar por aí, pois o vereador dublê de radialista disse que isso é “apenas o começo”.
O padre Reneu é bem conhecido na região oeste, justamente pelo trabalho social que desenvolve. De voz mansa e gestos serenos, ele tem aquela doçura jesuânica de quem decidiu seguir os passos do mestre nazareno. Mas, incitados pelo ódio radiofônico de todo dia, algumas pessoas – possivelmente de fora da paróquia – chegaram a profanar a igreja de São Miguel Arcanjo, fazendo cocô em frente ao altar. Tudo isso vem gerando conflito na cidade entre os que se mostram a favor do vereador do PSDB e os paroquianos que vivenciam, desde há anos, o generoso trabalho pastoral do padre Reneu.
Jornalista e jovens que defendem a vida e apoiam o Padre Reneu, vem sofrendo
seguidas ameças e intimidações 
O fato é que o clima nacional de caça aos “vermelhos”, que voltou com força durante a cruzada midiática contra o PT, se traveste de cruzada local visando a destruição de “inimigos” mais próximos. Tal como na ditadura militar quando pessoas acusavam de “comunistas” seus inimigos pessoais ou mesmo pessoas com as quais tinham rixas fúteis, tudo se repete. Os oportunistas de plantão, gerentes da classe dominante, usam de seus espaços públicos – rádio e câmara de vereadores – para suas cruzadas pessoais.
Reneu não está sozinho, sua doçura jesuânica e a luta pela vida mobilizaram
a comunidade migueloestina que lotaram o plenário da câmara de vereadores 
Reneu Zortea tem vivido seu sacerdócio como o nazareno viveu na antiga Palestina. Caminhando com os pequenos, organizando as comunidades, espalhando seu sorriso e seu afeto aos que batalham no cotidiano da cidade, que ainda preserva seu ar rural. Ele é o que se embrenha nas veredas quando alguém precisa dele, o que consola, o que acolhe e o que diz a palavra que alimenta. Sim, porque Reneu vive o evangelho que prega. Não é um capacho das elites, é parte das gentes e com ela anda. Por isso, agora, sofre os ataques daqueles que servem de escudo para os poderosos.


Por Eliane Tavares – Palavras Insurgentes

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Moção de Repúdio contra Padre defensor dos pobres é rejeitada na Câmara de Vereadores

São Miguel do Oeste/SC
Organizações Sociais defendem a vida e o Padre Reneu durante sessão da
Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste
O Padre Reneu Zortea da Paróquia São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Oeste, interior do estado Catarinense, têm sido ‘acusado’ de defender indígenas, mulheres, negros, pobres e marginalizados pela sociedade. Uma moção de repúdio à homilia feita por ele na última semana, onde ele faz a defesa da Democracia e do povo Brasileiro, foi levada para votação na Câmara de Vereadores na noite de ontem, terça-feira, dia 17, e foi rejeitada pelos Vereadores da casa, com voto favorável apenas do Vereador Raul Gransotto (PSDB), autor da moção.
A Câmara de Vereadores foi ocupada por diversas lideranças de movimentos sociais, pastorais, Igreja, Sindicatos, Partidos políticos, Frente Brasil Popular, que manifestaram posicionamento contrário ao Vereador Raul Gransotto. Cartazes e bandeiras foram levados em forma de manifestação passiva para acompanhar a votação em plenário.
Comunidade migueloestina lotou o plenário da Câmara de Vereadores 
A Vereador Maria Tereza Capra (PT) foi a primeira a votar contra a moção de Gransotto. Em sua fala, ela enfatizou que cada pessoa possui a sua fé, a sua crença e que a Câmara de Vereadores não é espaço para debater religião. “Nós Vereadores estamos impedidos constitucionalmente de discutir assuntos de religião. Desde 1789 quando a Revolução Francesa foi exercida, houve a separação entre Igreja e Estado. Em 1988 a Constituição Federal determinou que o Estado Brasileiro é laico, então, sugiro, que se alguém tiver assuntos de Igreja para discutir, deve fazê-lo da porta da igreja para dentro. Que vá conversar com o Bispo, com o Papa. A Câmara não é local para discutir assuntos de religião”.
O Vereador Cláudio Barp, (PMDB), também foi contrário à moção. “Vieram me perguntar de que lado eu estava. Não precisam ter medo. Tranquilo. Pela minha fé, pela religião que meus pais e avós ensinaram, pela vivência na comunidade, pela honestidade, pois gosto de olhar no rosto das pessoas e não fazer como muitos fazem de virar a cara, pela minha coerência, fidelidade que tenho, sou contra essa moção”.
Pressionados legisladores votaram contra moção de repúdio  
Gilberto Pedro Berté (PMDB), também votou contrário. “É muito difícil estar aqui. Fui uma pessoa muito bem educada, vou votar com a minha consciência, e vou votar contrário, sei o caminho que quero seguir, sou católico, não concordo com muitas coisas, mas vou votar com a minha consciência”.
O Vereador Juarez da Silva (PT), enfatizou seu apoio ao Padre Reneu Zortea e destacou: “Quero dizer ao Padre que estamos com ele, a sociedade não pode ser representada por Fascistas, esses, que não representam a vontade soberana do povo”. Da mesma forma e sem argumentar muito, os vereadores Idemar José Guaresi (PR), José Jair Giovenardi (PR) e Vanirto José Conrad (PDT), votaram contrários à moção.
Crianças, jovens e adultos exigem o fim das provações e intimidações
Sem o apoio dos colegas vereadores, Raul Gransotto (PSDB) foi o único a votar favorável à moção de sua própria autoria. No espaço de fala que teve, Gransotto recebeu vaias da comunidade migueloestina após fazer falas preconceituosas contra os movimentos sociais que estavam manifestando seu apoio ao Padre Reneu Zortea. “Esse é o início do processo de retirada do Padre. Queremos que ele reze missa e não se fale em Sem Terra ou qualquer outra coisa, esses movimentos sociais que servem para morder a gente e quebrar o país”.
Comunidade migueloestina virá a costas para Gransatto autor da
moção contra o Padre Reneu
Quando o Vereador Raul Gransotto (com o microfone) iniciou sua fala, em forma de manifestação, a comunidade migueloestina virou ás costas para o Vereador e levantou faixas em apoio ao Padre. Um dos jovens foi chamado de “Bixa, viado do PT” por uma pessoa que estava acompanhando a sessão. Outro jovem negro, que foi fazer a defesa de seu companheiro, foi chamado de “Nego Sujo” e a partir disso, iniciou-se uma discussão na Câmara de Vereadores. Sob orientação de advogados, os jovens devem prosseguir registrando um Boletim de Ocorrência para a tomada das providências cabíveis.
Os jovens também foram escoltados pelo Departamento Jurídico da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Receberam acompanhamento ao final de sessão para irem até suas casas, tudo, acompanhado e orientado pelo Jurídico da Câmara para garantir a segurança da juventude.
Devido as ameaças jovens foram escoltados por advogados para
saírem do plenário e dirigirem-se para suas casas
Enquanto parte da Imprensa local segue divulgando que os movimentos, pastorais, sindicatos e lideranças de diversas organizações foram à Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste para fazer “Confusão”, o Portal Desacato, que acompanha atento essas movimentações, segue registrando a verdade, e levando até os leitores\as a Outra Informação. Fiquem com a gente, e com o Jornalismo de Resistência.


Por Claudia Weinman, para Desacato.Info

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 17 de maio de 2016

Apafec é homenageada pela quarta vez no parlamento fraiburguense

Alguns dos integrantes da Apafec homenageados com a Moção de Reconhecimento e
Parabenização
Na segunda-feira (16/05), durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores Fraiburgo, o Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes foi homenageado com Moção de Reconhecimento e Parabenização, a honraria foi aprovada por unanimidade, a propositura foi do vereador Josiel Silva. 
Essa é a quarta vez que a Câmara de Vereadores de Fraiburgo, reconhece o trabalho em prol do esporte, educação, cultura e organização popular que a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), desenvolve há quase 14 anos no município.
Carolina e Jesié recebendo do vereador Josiel a moção
As outras três láureas recebidas foram: Moção de Reconhecimento e Parabenização ao Projeto Esporte Bemlegal pelo fortalecimento do esporte amador de Fraiburgo em fevereiro de 2004; Moção de Reconhecimento e Parabenização a Apafec pelos serviços prestados a comunidade fraiburguense em abril de 2009; Moção de Reconhecimento e Parabenização a Biblioteca Comunitária Alisson Zonta pela contribuição na formação de leitores/leitoras em Fraiburgo e região.
Integrantes da Apafec no plenário conferindo a moção
Além do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes foram homenageadas as seguintes pessoas: Beatriz dos Santos; Bruna de Fátima Rodrigues; Carolina dos Santos; Ellen Cristiane dos Santos; e Wanusa Zago dos Santos (Instrutoras do curso de informática básica). Jesié da Rosa e Vilmar Martins (Instrutores do curso de informática básica); Rafael Carlos Rodrigues (Instrutor do Curso de Introdução ao Designer Gráfico); João Leandro Pereira da Silveira (Coordenador Técnico e Instrutor do Curso de Montagem e Manutenção de Computadores); Aroldo Schulze; Fabiane Aparecida Guedes; e Sofia Hermes (Recebimento de Matrículas e Inscrições); João Carlos Rodrigues; Orides dos Santos; e Sergio Morais (Reforma, Manutenção e Ajardinamento); Ivonete dos Santos; Mariza Aparecida Fidelis Ribeiro Rodrigues; e Tereza Ribeiro dos Santos (Limpeza e Faxina). Os quais contribuíram no período de outubro de 2006 a dezembro de 2015, para que 1350 moradores e moradoras de diversos bairros de Fraiburgo fizesse um dos seis cursos oferecidos pelo referido projeto.

Fotos:
Caroline dos Santos;
Fabiane Aparecida Guedes;

Wilson Cesar Malinoski.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate