Página Correio Esportes

Esportes em Debate

Coluna Esportes em Debate nº 237, edição nº 728 do
Jornal A Coluna 04-12-2015
Destaque I
Os paratletas estudantes da Associação de Pais e amigos dos Excepcionais – APAE de Videira, Leonildo e Fernando, embarcaram na última quarta-feira (02/12) para a cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso, para participar da XXI Olimpíadas Especiais das APAE’s. A Olimpíada Apaeana começou na quinta-feira (03/12) e se estenderá até segunda-feira (07/12). Os paratletas garantiram a classificação, depois de participarem da etapa estadual realizada em Criciúma. Leonildo compete no tênis de mesa e Fernando integra a seleção catarinense de futsal. As Olimpíadas Especiais das APAE’s são promovidas pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1973. São vários os objetivos entre os quais, proporcionar aos estudantes das Apaes a participação em um evento em nível nacional, e também oportunizar momentos de interação com outras pessoas, tendo em vista que muitas vezes os portadores de necessidades especiais  são impossibilitados pelas barreiras físicas e sociais de participarem de atividades esportivas e culturais.

Destaque II
A 15ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) foi realizada de 28 de novembro há 05 de dezembro em Jaraguá do Sul, foram mais de três mil atletas de 76 municípios. No domingo (29/11) enxadristas de Fraiburgo conquistaram 11 medalhas para Caçador, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze no Torneio Blitz. As outras seis medalhas foram conquistadas no Torneio Rápido, sendo: uma de ouro, duas de prata e três de bronze.  O município de Fraiburgo não participou da etapa estadual da Olesc pela falta de planejamento da Fundação Municipal de Esporte, mais informações sobre a não participação dos atletas fraiburguenses na etapa estadual da Olesc podem ser obtidas no link abaixo: http://www.esportesemdebates.blogspot.com.br/p/esportes-em-debate.html

Doações Espontâneas
O 4º Pedágio do Cecap acontecerá no segundo sábado do mês de dezembro, precisamente no dia 12/12, serão quatro pontos de abordagem dos veículos conforme autorização do Ortifrai. Em todos os pontos serão distribuídos panfletos explicativos e adesivos sobre o Cecap e suas finalidades. Os/as motoristas abordados/as serão convidados/as a fazer doações espontâneas e solidárias que serão utilizadas na reforma e ampliação do Cecap (Centro de Educação, Cultura e Arte Popular).

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debate nº 236, edição nº 727 do
Jornal A Coluna 27-11-2015
Cicloturismo em Fraiburgo
O primeiro Encontro de Cicloturismo em Fraiburgo acontece nos dias 05 e 06 de dezembro, promovido pelo grupo Pedala Fraiburgo que iniciou suas atividades em setembro de 2013. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.pedalafraiburgo.com.br o valor do primeiro lote é R$ 60,00 até o dia 03/12. O valor do segundo lote de inscrições é R$ 70,00 e serão feita somente no dia do evento. Os menores de 14 anos devem estar acompanhados pelos pais, mães ou responsáveis, já os adolescentes de 14 a 17 anos podem estar sozinhos, desde que portem autorização escrita com firma reconhecida em cartório. Outras informações pelos fones: (0**49) 8832 – 5473 com Robson ou 9182 – 4491 com Evanderson.

Motivação extra
Domingo (22/11), as ruas de São Miguel do Oeste foram palco de mais uma etapa do Circuito Unimed de Corrida. Apesar das dificuldades em treinar devido às chuvas e não ter feito a preparação necessária, como estava na cidade para participar do 2º Seminário da Consciência Negra realizado nos dias 20 e 21 de novembro pela Afrodesmo (Associação de Afrodescentes de São Miguel do Oeste), e mesmo não estando inscrito, resolvi participar da corrida. Completei a prova de 10 km em 1:10’ (uma hora e 10 minuto cravados)! Entre 2014 e 2015 a corrida em São Miguel do Oeste foi à quinta prova do Circuito Unimed que participei, sem dúvida alguma dos cinco percursos realizados, o do ultimo domingo foi o mais difícil devido à quantidade de subidas. Além dos cuidados com a saúde e a superação de limites, essa corrida teve uma motivação extra, durante a prova usei uma camiseta do Movimento Pró-Universidade, luta travada por jovens da PJR-PJMP e movimentos sociais do Extremo-Oeste, há mais de 10 anos pela construção de um Campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) na região, portanto dessa forma e de maneira concreta ajudei a gritar que aquela região precisa de um Campus da UFFS.   Entre setembro de 2013 a novembro de 2015, foram 92 quilômetros percorridos dividido em 10 provas completadas. Acesse o link: www.esportesemdebates.blogspot.com.br e confira o quadro completo com os tempos e locais de cada prova.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debate nº 235, edição nº 726 do Jornal A Coluna 20-11-2015
Festival de Karatê-dô I
O Pavilhão Comunitário do bairro São Cristóvão de Videira, foi palco na ultima segunda-feira (16/11) no período vespertino, do Festival Videira de Karatê-dô edição 2015, participaram estudantes/karatecas de 03 municípios: Videira (anfitriã), Fraiburgo e Lebon Régis, todos iniciantes e faixas brancas. O Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, núcleos de Fraiburgo e Lebon Régis, esteve presente com 34 atletas, que conquistaram 21 medalhas, sendo: 07 Ouros, 08 pratas e 06 bronzes. Um dos objetivos do festival era a integração dos estudantes que praticam o Estilo Hayashi-ha Shito Ryu Kai do Brasil, na Região do Contestado, segundo Luiz Coelho esse e outros objetivos foram cumpridos. A Sensei Mariane Santos Ribeiro, 3º Dan, pós-graduada em Educação Física, coordenadora dos núcleos de Videira, contou com o apoio de Alessandra Scopel, e toda a equipe Unimed de Videira.

Festival de Karatê-dô II
Atair e Daniele Pires de Souza, Gabriel Alves de Souza, Henrique Carlos Pereira, Jocimar Subtil, Jonathan William de Oliveira Moreira e Paola Andressa Mergareffo dispuseram do seu tempo para trabalhar na realização do evento, segundo os organizadores do festival os mesmos foram fundamentais para o sucesso do encontro esportivo. A coordenação da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, agradece o apoio dos Pais; Mães; Responsáveis; Apafec; Blog Esportes em Debate; Castel Frutas; Cleidimar Costenaro Brandes; Professora Katia do programa mais educação da Escola Antônio Porto Burda (por acompanhar os estudantes fraiburguenses); Professores de Videira (pelo convite); Roberto Caetano Moraes; Schumacher Tur; Vanderlei Rodrigues (Motorista) e todos/as os torcedores e torcedoras do Karatê-dô Fraiburguense.

Amistosos de bocha
Aconteceu na sexta-feira (13/11), amistoso de bocha feminina e masculina entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Fraiburgo e Videira, o encontro esportivo foi realizado na cidade Videira/SC e esteve sob a orientação dos educadores físicos Gustavo Costenaro Brandalise e Fabiano Suami. A equipe masculina de Videira foi à vencedora com a pontuação 24 a 16, já no feminino a vitória foi da equipe Fraiburguense pelo placar 24 a 22. Parabéns aos envolvidos no festival de karatê-dô e no amistoso de bocha.  
Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debate nº 234, edição nº 725 do Jornal A Coluna 13-11-2015

Xadrez Fraiburguense
22 enxadristas de Fraiburgo acompanhados por 10 pais estiveram em Chapecó/SC para a disputa da 7ª etapa do Circuito Regional Oeste de xadrez Rápido. Participaram da competição 180 enxadristas de 10 cidades, divididos em 6 torneios (sub 8, 10, 12, 14, 16 e Absoluto), sendo que todos disputaram 6 partidas com tempo de jogo de 15 minutos cada. No geral, Fraiburgo levantou o troféu de campeão geral pela 7ª vez no ano. Isso mesmo Fraiburgo foi campeão de todas as etapas desse circuito. As etapas aconteceram nos seguintes municípios: 1ª etapa em Lages; 2ª etapa em Lacerdópolis; 3ª etapa em Fraiburgo; 4ª etapa em Luzerna; 5ª etapa em Otacílio Costa; 6ª etapa em Concórdia e 7ª etapa em Chapecó.

Karatê-dô Fraiburguense
Foi realizado no ultimo sábado (07/11) em Itajaí a 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê-dô serie B, participaram 368 estudantes/karatecas, de 18 associações ou clubes, representando 14 municípios catarinenses. A Região do Contestado esteve presente com 40 praticantes do karate-dô, dos munícipios de: Lebon Régis, Timbó Grande e Fraiburgo, os quais conquistaram 55 Medalhas, sendo: 06 de Ouros, 15 de Pratas e 34 de Bronzes. Somente em 2015, os karatecas fraiburguenses conquistaram para a Região do Contestado 57 (cinquenta e sete) medalhas de ouro nos eventos que participaram representando a região.

Futebol Fraiburguense
Quais foram às conquistadas regionais, estaduais e nacionais dessa modalidade? Quando utilizo o termo futebol, estou incluindo o futsal e o futebol de campo.

Apoio I
Qual foi o apoio que a Fundação Municipal de Esporte destinou a cada uma dessas três modalidades?

Apoio II
A modalidade do xadrez e do karatê-dô contam com o apoio de duas entidades, a Associação Clube de Xadrez Fraiburgo (ACXF) e a Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô respectivamente, as quais prestam um trabalho relevante ao esporte amador fraiburguense. E sem dúvidas essas duas instituições são determinantes para que conquistas como as citadas sejam alcançadas. As medalhas (ouro, prata e bronze) e troféus conquistados são fruto do trabalho técnico de excelência realizado nos tatames e tabuleiros, porém elas não são o mais importante, pois a maior importância da prática esportiva amadora é evitar que crianças, jovens e adultos estejam a mercê das drogas e rompam com o sedentarismo.
Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debate nº 233, edição nº 724 do Jornal A Coluna 06-11-2015
Karatecas em Itajaí
Acontece neste sábado (07/11), na cidade de Itajaí, a 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê-dô, serie B. A organização do certame ficará por conta da Associação Studio Global, com o suporte da Federação Catarinense de Karatê-dô (FCK). A Região do Contestado será representada por 40 (quarenta) estudantes/karatecas do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro dos núcleos de Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande. O karatê-dô é considerado a mais nobre das artes marciais, por ter como filosofia a Disciplina, a Educação e o Respeito, que contribuem para a construção de um mundo justo e igualitário. Em 2015, já foram conquistadas 51 (cinquenta e uma) medalhas de ouro para a Região do Contestado, por isso, a coordenação da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, organizadora da delegação que irá a Itajaí, agradece ao Comércio Fraiburguense, Prefeitura Municipal de Fraiburgo através da Fundação Municipal de Esportes, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), e também aos/as estudantes, pais, mães e responsáveis, que contribuem diretamente para manter e ampliar os projetos sociais desenvolvidos através do karate-dô, além de proporcionar a crianças, adolescentes, jovens e adultos a participação em eventos dessa natureza.

Inovação I
Segundo informações que vem sendo difundidas por portais eletrônicos, o Conselho Arbitral da Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu que os participantes da primeira divisão paulista não poderão trocar de técnicos entre si durante o campeonato. Além disso, para que haja a contratação de outro técnico durante o torneio será preciso homologar o acordo com o técnico demitido na FPF. A medida visa impedir a demissão indiscriminada de treinadores como uma das soluções para a falta de planejamentos dos clubes paulistas. Durante o Paulista de 2014, com a participação de 20 clubes, 10 técnicos foram demitidos, entre eles Enderson Moreira, do Santos, o clube que acabou sagrando-se campeão.

Inovação II
Essa experiência deveria ser estendida ao brasileirão 2016, tendo em vista que neste ano os times da Série A do Brasileirão já demitiram 23 técnicos, ou seja, alguns clubes tiveram mais de um técnico de maio até agora. Não existirão mudanças, qualificação e profissionalização no futebol brasileiro, enquanto existir essa cultura nefasta de demissão de técnico pelo baixo desempenho dos clubes nas competições.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debate nº 232, edição nº 723 do Jornal A Coluna 30-10-2015
Mundial de Bets
A Praça das Menonitas, no Boqueirão em Curitiba, será palco de um evento épico nos próximos dias 7 e 8 de novembro, o Campeonato Mundial de Bets. A inscrição de sua dupla pode ser feita até o dia 30/10, pelo e-mail: mundialdebets@gmail.com, devem ser enviado os seguintes dados: Nome da Dupla; Nome dos integrantes mais um reserva; CPF (dos três inscritos por dupla), endereço e telefone para contato. A inscrição custa R$ 60,00 por dupla, após a confirmação do pagamento via Pagseguro, as duplas receberão a ficha de inscrição, regras e programação do campeonato.

Jogos Indígenas I
A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontece de 23 de outubro a 1º de novembro em Palmas, capital do estado do Tocantins. Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são uma iniciativa das Nações Unidas (ONU), por meio por Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), Ministério do Esporte e Governo do Tocantins. Dados colhidos junto à imprensa eletrônica de Palmas dão conta de que foram investidos R$ 17 milhões do PNUD e mais R$ 4 milhões da prefeitura de Palmas, com a qual o organismo da ONU assinou convênio. São mais de 40 etnias, com delegações de países como Austrália, Equador, Nova Zelândia, Rússia, Etiópia, Mongólia e Estados Unidos, entre outros. As etnias brasileiras somam mais de 32 povos, com destaque para os povos Terena, Xavante, Pataxó, Bakairi, Javaé, Karajá, Mamaydê e Kanela.

Jogos Indígenas II
Os Jogos mostram a beleza das tradições indígenas, além disso, os povos indígenas vêm realizando protestos que começaram desde o primeiro dia com os índios/as reivindicando o fim da PEC 215, que transfere a prerrogativa da demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional. Outro aspecto é a divulgação da cultura indígena, na área interna da Arena Green há feiras de artesanato, espaços multimídias, praça de alimentação e uma ampla programação cultural e de lazer. Os moradores de Palmas estão participando ativamente do evento.  

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Esportes em Debate nº 231, edição nº 722 do Jornal A Coluna 23-10-2015
Jogos Autóctones
Começou na sexta-feira (23) e se estende até 25 de outubro de 2015, em Palmas, capital do Estado de Tocantins a 3ª Edição do Encontro Panamericano de Jogos e Desportes Autóctones e Tradicionais, o evento é organizado pela Associação Panamericana de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais (APJDAT). A atividade continental tem por objetivo salvaguardar, estudar, realizar intercâmbio, promover e desenvolver ações em torno dos jogos/esportes dos povos autóctones e tradicionais. Participam integrantes de 14 instituições brasileiras, além de organizações esportivas/sociais de mais de 12 países das três Américas, entre os quais: Argentina, Chile, Colômbia, Guadalupe, Honduras, México, Panamá e Venezuela.

Apafec nos Jogos Autóctones
O 3º Encontro Panamericano de Jogos e Desportes Autóctones e Tradicionais, contará com a participação de três instituições catarinense, a região do Contestado esteve presente através da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), que enviou o educador físico Emerson Souza que é um dos fundadores da instituição. “Representar a Apafec em qualquer situação é sempre uma honra. Imagine então em um congresso internacional como esse. Tenho muito a agradecer ao nosso coletivo por esse privilégio, já que esse encontro vai acrescentar muito na minha formação como profissional de educação física”, finaliza Emerson.

IFC é vice campeão
Aconteceram nos dias 14, 15, 16 e 17 de outubro, os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIF-SUL 2015). O Instituto Federal Catarinense - IFC Campus de Fraiburgo foi representado pelos estudantes: Wilian Primieri, Anderson Mello e João Henrique Ziegler acompanhados do professor Marcelo da Silva. Os fraiburguenses conquistaram a segunda colocação no tênis de mesa por equipe, alcançado assim uma das vagas para participar da etapa nacional dos jogos que será realizada de 12 a 15 de novembro, em Goiânia. O IFC-Fraiburgo participou nas modalidades tênis de mesa e atletismo.

Bronze no brasileiro
O Centro de Eventos Cau Hansen em Joinville foi sede nos dias 15, 16 e 17 de outubro do Campeonato Brasileiro de Karatê-dô, participaram mais de 1.690 atletas dos 26 estados e distrito federal, sendo 160 catarinenses que representaram 35 municípios, Fraiburgo esteve presente com o educador marcial Luiz Antônio Laudelino Coelho, que conquistou a medalha de bronze no Kata (simulação da luta) Masters Shito Ryu. 

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debate nº 230, edição nº 721 do Jornal A Coluna 16-10-2015

Erro estratégico
Estava marcada para acontecer no dia 25/01 a segunda edição da Corrida Unimed em Fraiburgo, a mesma foi cancelada segundo o que esta sendo vinculado na imprensa, devido ao fato de no mesmo dia acontecer em Fraiburgo mais uma edição do Fusca Fest (encontro de carros antigos). Portando eventos distintos e que um não atrapalharia o outro, muito pelo contrario poderiam ser complementares. Porém, por falta de dialogo e ação politica (sentido literal da palavra) da atual administração, Fraiburgo perdeu um ótimo evento, para diversificar as praticas esportivas no município, é hora dos gestores esportivos despertarem e compreenderem de uma vez por todas que o esporte não se resume ao futebol, erros estratégicos como estes certamente custarão muito caro aos agentes políticos/partidários que pretendam se candidatar no próximo pleito eleitoral. 

Oliza 2016
Segundo informações que chegaram até a coluna, começaram nesta semana os preparativos para a próxima Olimpíada Zabloski (OLIZA). Gostaria de sugerir aos organizadores que incluam para 2016, uma nova modalidade, a corrida de rua com pelo menos dois percursos 5km e 10km com diversas categorias, seriam uma maneira de inovar e ampliar as modalidades praticadas durante o evento.

Materiais novos
Na terça-feira 13/10, os estudantes do núcleo de Fraiburgo do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro (três locais de treinamento: São Miguel, Escola Agrícola Vinte e Cinco de Maio e Escolinha Centro - Anexo ao Estádio Macierão), receberam kimonos e protetores de tórax, adquiridos com recursos repassados através de convênio com o Fórum da Comarca de Fraiburgo. Foram repassados R$ 8.444,08 (oito mil, quatrocentos e quarenta e quatro reais com oito centavos), investidos na aquisição de 51 kimonos (uniformes para treinamento) e 20 protetores de tórax (que serão utilizados nos treinamentos e competições). Além de Fraiburgo as ações e treinamentos da modalidade de karatê-dô são desenvolvidas pela Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô através de mais dois núcleos em Lebon Régis e Timbó Grande, nos três espaços buscam-se por meio de sua filosofia (disciplina, educação e respeito), contribuir para a construção de um novo mundo justo, humano, fraterno e igualitário.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 


Coluna Esportes em Debate nº 229, edição nº 720 do Jornal A Coluna 09-10-2015
Faltou planejamento
Segundo divulgação realizada por jornais de circulação regional o município de Fraiburgo desembolsou em julho do corrente ano, a cifra de R$ 37.032,00 (trinta e sete mil e trinta e dois reais) para a realização do Rally Transcatarina. Recursos destinados a um pequeno grupo de ‘atletas’ com excelentes condições financeiras, pois esse esporte é praticado apenas por pessoas que possuem ótimos rendimentos. Em Fraiburgo são 03 ou 04 praticantes dessa modalidade automobilística. Também circulou nas redes sociais virtuais e em rodas de conversas que a participação de adolescentes/atletas fraiburguenses nas modalidades de Handebol, Voleibol, Futsal e Tênis de mesa na OLESC 2105 etapa regional de Presidente Getúlio foi cancelada. Um grupo de pais, mães e atletas, estiveram na prefeitura e tentaram realizar audiência com o prefeito para saber quais os reais motivos para o referido cancelamento. A delegação foi recebida apenas pelo secretário de desenvolvimento econômico Tadeu Borges, o qual alegou que o cancelamento foi devido à falta de recursos financeiros, segundo levantamento seriam necessários à prefeitura de Fraiburgo investir para que vários adolescentes participassem dessa etapa da OLESC algo em torno de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Portando ficou claro, a falta de planejamento da a atual administração que preferiu investir recursos em poucos esportistas argentários e por isso, agora faltou dinheiro para incentivar o esporte de base, o qual afasta crianças e adolescentes das drogas e outros malefícios de nossa sociedade.

Apafec no Tocantins I
Segundo lista divulgada nesta semana pela organização do 3º Encontro Panamericano de Jogos e Desportes Autóctones e Tradicionais, Santa Catarina será representada por três instituições, a região do Contestado estará presente através da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), que enviará ao encontro o educador físico Emerson Souza que é um dos fundadores da instituição. Para mais detalhes da programação, acesse: www.facebook.com/IIIPanamericanoJogosTradicionais/timeline

Apafec no Tocantins II
O 3º Encontro Panamericano de Jogos e Desportes Autóctones e Tradicionais acontece entre os 23 a 25 de outubro de 2015, em Palmas no Tocantins, o evento é organizado pela Associação Panamericana de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais (APJDAT) e conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins – UFT.
Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Esportes em Debate nº 228, edição nº 719 do Jornal A Coluna 02-10-2015.
Competições e recursos
A 4ª Edição do Pedágio do Cecap acontecerá no sábado dia 10/10, com a distribuição de adesivos e solicitação de doações espontâneas e solidárias, nos seguintes horários e locais: das 9h30min às 12h30min; Rodovia Airton Sena entrada e saída do bairro São Miguel; Rua Arnoldo Frey, cruzamento com a av. João Marques Vieira; Av. Padre Biaggio Simonetti, esquina do Banco do Brasil; e av. Anita Garibaldi, em frente ao Super Viza. Nesta 4ª edição, a comunidade fraiburguense além de contribuir com a reforma e ampliação do Cecap através das doações solidarias e espontâneas, também contribuirá com o karate-dô de Fraiburgo. Metade do valor arrecadado será destinado a Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, que investirá os valores na contratação de ônibus para participar da Etapa Final do Campeonato Estadual, a ser realizada no dia 07 de novembro em Lontras.

Terceira promoção
O 4º Pedágio do Cecap será a terceira promoção de captação de recursos financeiros organizada em conjunto pela Apafec e a Associação Vital neste ano, a primeira foi o 1º Bingão e Pastelada da Solidariedade a segunda a Barraca do Xixo no Disco durante a festa de aniversário do Super Viza. As duas ações anteriores e a 4ª Edição do Cecap terão os mesmos objetivos, garantir a participação dos karatecas em competições estaduais da modalidade e reformar e ampliar o Cecap.

Espaço aberto
O Cecap é um espaço destinado à promoção da cultura, arte, esporte e educação popular que vem sendo construído pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), desde agosto de 2010, no local está previsto a instalação de anfiteatro, sala para produção de artesanatos (já em funcionando), sala para oficinas de dança, sala de inclusão digital, espaço para pratica esportiva, sala para oficinas de cidadania, sala para oficinas de música e sala de reuniões (ambas já estão funcionando), entre outros espaços educativos, culturais, esportivos e artísticos que estarão abertos e a serviço da comunidade fraiburguense. O Centro de Educação, Cultura e Arte Popular (CECAP) vêm sendo instalado na rua: Arcindo Hass, quadra 424 lotes 01 e 02, no bairro São Miguel (em frente ao portão principal do CAIC).

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debate nº 227, edição nº 718 do Jornal A Coluna 25-09-2015.
Prestação de contas
Os karatecas da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô em conjunto com a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), participaram da festa de aniversário do Super Viza, com a Barraca do Xixo no Disco, os festejos aconteceram no ultimo sábado (19/09), os karatecas também fizeram duas apresentações dos fundamentos do karate-dô, uma no período matutino e outra no vespertino! Foram vendidos 85 xixo no pão e 33 no pote, com um faturamento bruto de R$ 505,00. Ao pagar as despesas sobrou R$ 420,50 e cada entidade ficou com 50% do valor. O Karatê-dô fraiburguense investirá os valores arrecadados com a venda do Xixo no Disco, na contratação de ônibus para participar da Etapa Final do Campeonato Estadual, a ser realizada no dia 07 de novembro em Lontras. Já a Apafec investirá sua parte na reforma e ampliação do Centro de Educação, Cultura e Arte Popular (CECAP) que vem sendo instalado desde agosto de 2010 no bairro São Miguel.

Contagem Regressiva
Exatamente daqui a um mês, acontecerá a 3ª Edição do Encontro Panamericano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais! A Apafec participará representada pelo educador físico Emerson Souza que é um dos fundadores da instituição.

Melhorias I
Na manhã do dia 24/09, foi concluída a retirada das antigas torres de iluminação do estádio Macieirão, e iniciado o processo de colocação dos novos postes de iluminação, cada um medindo mais de 25 metros de altura e 8 toneladas de peso.  Também já foi restaurado o gramado, construída novas cabines de rádio que estão quase pronta e nova estrutura de iluminação. Segundo a Fundação Municipal de Esportes, as melhorias têm por objetivo atender melhor os desportistas e amantes do futebol.

Melhorias II
No dia 19/11/2014, aconteceu a final do brasileirão de futebol feminino entre Kindermann e Ferroviária. Um dos pontos negativos observado: foi à falta de rampas de acesso para cadeirantes, dois cadeirantes naquela ocasião não tiveram a opção de escolher o local para assistir aquela partida histórica, tiveram que ficar próximos ao alambrado, com a visibilidade prejudicada pelas placas de publicidade. Espero que uma das melhorias feita no Estádio Edir Preste Valin (Macieirão) tenha sido a construção de pelo menos uma rampa para cadeirantes terem acesso às arquibancadas!

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debate nº 226, edição nº 717 do Jornal A Coluna 18-09-2015.
Recursos financeiros
O Super Viza completa no mês de setembro um ano de portas abertas em Fraiburgo! Para comemorar a data foram programadas várias atividades com apresentações culturais e artísticas e barracas como comidas típicas, os festejos acontecem neste sábado dia 19/09. A comissão organizadora do evento abriu espaço para entidades sociais, esportivas sem fins lucrativos, realizem a venda das comidas típicas. A Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), estarão com a Barraca do Xixo no Disco, que serão servidos no pão por R$ 4,00 e no pote por R$ 5,00. As festividades de 01 (um) ano do Super Viza começam as 09h00min e se estenderão até as 20h00min. Com os valores arrecadados com a venda do Xixo no Disco, os karatecas investirão na contratação de ônibus para participar da Etapa Final do Campeonato Estadual, a ser realizada no dia 07 de novembro em Lontras. A Apafec investirá sua parte na reforma e ampliação do Centro de Educação, Cultura e Arte Popular (CECAP).

Jogos Autóctones I
Acontece nos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2015, em Palmas no Tocantins o 3º Encontro Panamericano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais, o evento é organizado pela Associação Panamericana de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais (APJDAT), conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Jogos Autóctones II
A Apafec participará do 3º Encontro Panamericano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais, representada pelo educador físico Emerson Souza que é um dos fundadores da instituição. Segundo orientações recebidas da organização do evento, o educador, embarcará no dia 22/10, as 8h26 no aeroporto internacional Afonso Pena em Curitiba e fará escala em São Paulo (Congonhas) e Brasília (J.Kubitschek) com previsão de chegada em Palmas no Tocantins por volta das 16h30min.      

Jogos Autóctones III
Confira a programação do III Encontro Pan-Americano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais, acessando: www.esportesemdebates.blogspot.com.br

Jogos Autóctones IV
O evento terá características de reuniões de trabalho, de troca de informações e de planejamento de ações coletivas em torno dos jogos tradicionais de povos das Américas. No mesmo período e local acontecerão os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Mais informações sobre esse tipo de esportes podem ser obtidas clicando no link:


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Esportes em Debate nº 225, edição nº 716 do Jornal A Coluna 11-09-2015.
Construção coletiva I
Neste sábado (12/09), na cidade de Urussanga (sul catarinense), acontece o Campeonato Estadual de Karatê-dô – Série “B” – III Etapa. 34 (trinta quatro) estudantes/karatecas de Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande mobilizados pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô participam do evento. Os karatecas integram um dos três núcleos do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro distribuído nos três municípios.

Construção coletiva II
Os karatecas estão participando da 3ª Etapa Campeonato Estadual de Karatê-dô, devido a forte construção coletiva que teve o 1º Bingão e Pastelada da Solidariedade. O resultado desse trabalho em grupo foi à arrecadação líquida de R$ 8.930,06, sendo que 50% desse valor foram destinados Associação Vital Fraiburgo de Karatê os quais foram investidos no fretamento de ônibus e parte da alimentação dos atletas.

Pingos nos is
Uma boa e lucida avaliação do momento atual do brasileirão feita pelo veterano colunista Juca Kfouri, por isso, resolvi partilhar na integrantes com os leitores e leitoras da Coluna Esportes em Debate.  O Corinthians teve a sorte de ver o Galo prejudicado em dois jogos contra o Grêmio e contra a Chapecoense? Teve, sem dúvida. Foi beneficiado ao não ver um pênalti claro marcado contra o São Paulo? É óbvio que sim, como teve o azar de não ver um marcado para ele contra o Santos. Aliás, nada garante que os pênaltis não marcados, contra o Grêmio para o Galo, contra o Corinthians para o São Paulo, e contra o Santos para o Corinthians, seriam convertidos em gols. Já o gol irregular da Chapecoense contra o Galo foi prejuízo indiscutível, assim como o do empate do Fluminense contra o mesmo Corinthians foi legal e anulado. Mas, pense: time mais popular de São Paulo, o Corinthians ficou quase 23 anos sem ser campeão estadual; segundo time mais popular do Brasil, o Corinthians caiu para a Série B. Repita-se: os sucessivos escândalos envolvendo arbitragens no futebol justificam desconfianças. Mas atribuir quaisquer erros dos assopradores de apito, vítimas da comparação desleal com as câmaras de TV, aos nebulosos bastidores do futebol é, além de mero fanatismo, pura leviandade. Se assim não fosse, quem considera o Brasileirão deste ano manchado deixaria de lutar para conquistá-lo. Deixará, agora que apenas três pontos separam o líder do vice-líder?

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Esportes em Debate nº 224, edição nº 715 do Jornal A Coluna 04-09-2015.
Histórico
Após sofrer um acidente automobilístico aos 15 anos, Aline Rocha ficou paraplégica. Algum tempo depois, conheceu a Associação Regional dos Atletas com Deficiência – ARAD de Joaçaba onde iniciou a prática de basquete e atletismo. A identificação de Aline com o atletismo foi tão forte que logo começou a participar de competições. Aos 24 anos hoje, Aline Rocha é destaque no cenário nacional e internacional de Corridas em Cadeira de Roda de longas distâncias. Entre as conquistas, está o 3º Lugar na 34ª Maratona realizada na cidade de Oita, no Japão, considerada a maior e mais importante da categoria em todo o mundo.

Evolução
Para chegar a resultados como o citado acima, Aline Rocha que é de Campos Novos, atualmente treina em São Caetano do Sul – SP, a transferência da paratleta aconteceu há 1 ano e meio. Em 3 meses de treinamentos na cidade paulista, Aline já tinha quebrado 3 recordes Brasileiro. Hoje o CT de São Caetano é considerado uns dos melhores do país em atletismo. “Acho que uma das coisas mais difíceis para um atleta é ter que sair de sua cidade para buscar novas oportunidades para evoluir no esporte. Infelizmente aqui na região não tinha acesso a uma pista de atletismo de piso sintético para que eu pudesse evoluir nas provas de pista”, comenta Rocha.

Competição no Japão
O calendário da paratleta está lotado de compromissos. A camponovense irá disputar nos dias 12 e 13 de setembro a 2ª Etapa de Circuito de Atletismo em São Paulo-SP. No dia 20 de setembro a Meia Maratona de Praia Grande – SP. Já em novembro, no dia 08 Aline participará de maratona no Japão e no dia 31 de dezembro competirá na tradicional São Silvestre em São Paulo – SP.

Cadeira nova
Um bingo, organizado por amigos e familiares, será realizado em Campos Novos no próximo sábado (05/09) no Salão Paroquial, a partir das 20h30min, para arrecadar parte do valor para adquirir uma nova cadeira para Aline. “Eu estou precisando de uma cadeira nova de corrida, e uma das melhores cadeiras do mundo é Japonesa, então quero aproveitar a minha ida para o Japão para trazer esse equipamento. As cadeiras custam de R$ 20 mil a R$ 30 mil, são materiais que não tem no Brasil” destacou a paratleta.

Sonho
Aline quer competir na Paraolimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Para atingir o objetivo, vem treinando forte há um ano e meio, desde que se mudou para São Caetano do Sul, em São Paulo, para frequentar o Centro de Treinamento.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 


Coluna Esportes em Debate nº 223, edição nº 714 do Jornal A Coluna 28-08-2015.
Destaque I
Neste domingo 30/08, acontece na cidade de Brusque no Estádio Augusto Bauer, às 15h00, a final da série B do Campeonato Catarinense 2015. A final será disputada pela equipe do Brusque e do Camboriú. No primeiro jogo em Camboriú, o resultado foi de 1 x 0 para o Brusque que neste segundo confronto joga pelo empate ou placares com a vantagem de 1 gol. Segundo informações da imprensa daquela região o estádio estará lotado a torcida local quer fazer uma grande festa. Cabe destacar que as duas equipes já garantiram a vaga na divisão de elite do Catarinense de 2016. Terá fraiburguense participando e fazendo história nessa final.

Destaque II
O fraiburguense Jonatam Cordeiro que atualmente integra a equipe de esportes da Rádio Clube AM 1190 de São João Batista próximo a Itapema, vai contar todos os detalhes final da série B do Campeonato Catarinense 2015. Jonatam iniciou como narrador esportivo na Rádio Fraiburgo, na equipe esportiva da emissora fraiburguense o comunicador revolucionou o jeito de narrar e abriu espaços para divulgar todos os esportes no Programa Bate Bola, programa diário que se tornou um dos lideres de audiências da emissora sob a condução do mesmo.

Destaque III
Também recebemos informações quando o assunto é o futuro profissional do comunicador Jonatam Cordeiro, o mesmo poderá ainda este ano emprestar sua narração empolgante a jogos da serie A do campeonato brasileiro de futebol 2015. O narrador fraiburguense aguarda apenas, a finalização de seu credenciamento junto à federação catarinense de futebol para narrar jogos do Avaí e Figueirense na elite do futebol brasileiro, portanto temos um fraiburguense fazendo história no futebol catarinense e brasileiro. Parabéns Jonatam, continue sendo um grande incentivador do esporte, pois é como diz o um desses seus principais bordões: “Esporte é vida, droga é morte”!

Karatê-dô
Aconteceu na cidade de Chapecó, no ultimo sábado (22/08), a II Copa Chapecó de Karatê-do com a participação de 210 karatecas, representando 10 equipes de 13 municípios catarinenses. Segundo o educador marcial Luiz Laudelino Coelho, a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô participou com 15 Estudantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro de Fraiburgo e Lebon Régis, conquistando 28 medalhas, sendo: 09 ouros, 12 pratas e 07 bronzes, alcançado o quarto lugar na classificação geral. Todos/as karatecas, pais, mães e apoiadores do karate fraiburguense estão de parabéns.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Esportes em Debate nº 222, edição nº 713 do Jornal A Coluna 21-08-2015.
Superou as expectativas
O Primeiro Bingão e Pastelada da Solidariedade e a 5ª Mateada da Solidariedade realizados no último sábado, dia 15, no Pavilhão Comunitário do bairro São Miguel em Fraiburgo, superaram todas as expectativas das mais de 60 pessoas envolvidas na organização da atividade. Segundo o membro da coordenação da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), João Carlos Rodrigues, o trabalho conjunto com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, fez com que as atividades superassem tudo o que foi planejado. Mais de 600 pessoas participaram e contribuíram com o karatê-dô e com a Apafec.

Esforço coletivo
Para realizar três eventos em um, foi fundamental a participação de várias pessoas, mais de 60 pessoas que formaram quatro Grupos de Trabalho: GT da Cozinha; GT do Bar; GT da Infraestrutura; e GT de Sonorização, Fotos e Divulgação. Quando o assunto é a venda de cartelas do bingão e cartões da pastelada antecipados, mais de 160 pessoas da Apafec e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô contribuíram.

Premiação
Os prêmios do 1º Bingão da Solidariedade foram distribuídos a 15 ganhadores e ganhadoras. O segundo prêmio, de R$ 900,00, foi divido por dois sortudos. Cada um levou R$ 450,00 em dinheiro para casa. O terceiro prêmio, de R$ 600,00 em dinheiro, teve apenas uma ganhadora. E o prêmio máximo, um boi avaliado em mais de R$ 2.000,00, teve como ganhadora, Eliane Pommerening. Outros prêmios também foram sorteados em rodadas extras e entregues a seus respectivos ganhadores. As fotos dos ganhadores podem ser vistas acessando o link: www.facebook.com/Apafec

Objetivos alcançados
O resultado final do 1º Bingão e Pastelada da Solidariedade chegou ao valor de R$ 14.890,25. O total de saída foi de R$ 5.960,19. Gerando como resultado líquido total o montante de R$ 8.930,06, sendo que a Apafec terá a entrada liquida de R$ 4.465,03 e a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô o mesmo valor. Com esse valor os karatecas de Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande participaram no dia 12 de setembro de 2015 da 3ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê-dô categoria B em Urussanga. A Apafec investirá os recursos na continuidade da reforma do Cecap (Centro de Educação, Cultura e Arte Popular).


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Esportes em Debate nº 221, edição nº 712 do Jornal A Coluna 14-08-2015.
Aumento de corredores
Com a elevação das temperaturas na região começamos a perceber mais pessoas praticando corrida em praças, ruas e outros logradouros públicos. Para não gerar problemas a saúde é importante ter alguns cuidados. Quando uma pessoa sedentária resolve começar a correr é preciso ter calma. Mas há uma queixa em comum: “eu mal consigo correr cinco minutos sem parar!” Isso é normal, pois quando uma pessoa começa a correr, precisa se adaptar. Afinal, o corpo não está acostumado com essa atividade.

O que fazer?
No começo, devemos usar um ditado popular bastante conhecido: “devagar e sempre” É fundamental alternar caminhadas e trotes por um período sempre respeitando o seu limite. Faça, por exemplo, quatro minutos andando e dois correndo, por meia hora, de duas a três vezes por semana (em dias alternados). A cada semana, dificulte esta atividade: caminhe três minutos e corra dois; depois, ande três e corra três. Conduza esse aumento de forma gradativa. Com isso pouco a pouco, seu condicionamento físico vai melhorar e, desta forma, conseguirá o seu objetivo.

Dicas importantes
Sempre faça um check-up médico completo antes de começar a praticar qualquer atividade física. Será a sua garantia de que o esporte só trará benefícios para a sua saúde. Além disso, procure uma orientação profissional. Um educador físico saberá dosar exatamente o quanto você deve correr por semana sem que você sofra o risco de se lesionar. Certamente o treinador passará um trabalho muscular para fortalecer a musculatura. Essa é outra medida preventiva contra qualquer tipo de lesão muscular essas e outras dicas podem ser encontradas no portal:www.suacorrida.com.br

Resultados e perguntas
Entre os dias 7 e 11 de agosto, no município de Ouro, aconteceu à etapa microrregional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), Videira participou e sagrou-se campeã no futsal masculino. Na bocha masculina, conquistou o segundo lugar e no bolão masculino ficou em terceiro. A partir de agora, os atletas das três modalidades começam a se preparar para a etapa regional do JASC, que acontece de 23 a 28 de outubro, em Rio do Sul. E Fraiburgo quais as modalidades que participou? Em quais se classificou para a etapa regional? Faço as perguntas por não ter encontrado nenhuma informação sobre o assunto no blog da Fundação Municipal de Esportes de Fraiburgo. 

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 





Coluna Esportes em Debate nº 220, edição nº 711 do Jornal A Coluna, 07/08/2015.‏‏‏‏‏‏‏‏
Xadrez Fraiburguense I
No dia 02 de agosto, na fanpage da Associação Clube de Xadrez de Fraiburgo a qual pode ser acessada pelo link  www.facebook.com/xadrez.fraiburgo foi publicado o seguinte aviso: “Reforçando a todos os alunos e pais, que as escolinhas de xadrez que estavam marcadas para voltar amanhã (segunda dia 03) com a professora Thaís, estão canceladas por tempo indeterminado. Desde já agradecemos a atenção de todos”.

Xadrez Fraiburguense II
O aviso gerou vários comentários, vou destacar três: “Volta Thaís Moraes Zonta, os pais precisam se mobilizar uma profissional deste quilate não pode ser afastada dessa maneira”. Comentário feito pelo internauta Marco Aurélio Zaror Cordeiro. Já Rosemery Silva comentou o aviso da seguinte maneira: “Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FME de Fraiburgo o xadrez não pode perder sua referência em Fraiburgo. Temos o reconhecimento de pessoas de cidades vizinhas, falta só nos unirmos”. Outro a comentar a situação desde Florianópolis foi o enxadrista Marcelo Pomar: ”Um absurdo total! Nossa solidariedade desde Florianópolis. Endosso a sugestão do Marco Zaror. Pais e alunos devem se mobilizar e pressionar a Fundação Municipal por uma revisão dessa decisão de afastar a Thaís, que põe em risco um belíssimo trabalho que vocês realizam, e que forma campeões estaduais e brasileiros. Força aí”!

Xadrez Fraiburguense III
A comunidade esportiva regional e fraiburguense exige uma explicação dos gestores públicos municipais sobre o afastamento da professora Thaís Moraes Zonta de suas funções junto aos enxadristas de Fraiburgo, pois o trabalho feito até o momento não pode parar!

Bela iniciativa
A etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos, acontece em Caçador neste final de semana de 07 a 09/08, reunirá 1.850 estudantes de 523 escolas de 139 municípios catarinenses. Na modalidade de atletismo o Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto – CETA, participará com dois (2) atletas: Cesar dos Anjos Pinheiro 75 metros rasos e nos 250 metros rasos, e a estudante Bianca Ribeiro Monteiro de Lima nos 1.000 metros. Segundo especialistas em esporte a modalidade de atletismo é a mãe e o pai de todos os esportes, porque a Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Fraiburgo não tem professor ou professora de atletismo?

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Esportes em Debate nº 219, edição nº 710 do Jornal A Coluna – 31-07-2015.‏‏‏‏‏‏‏‏
Karatecas mobilizados I
Os karatecas de Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande integrantes da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô estão mobilizados, intensificando os treinamentos de kata e kumite, visando participar no dia 12 de setembro em Urussanga da 3ª Etapa Campeonato Estadual de Karatê-dô – Série “B”. A intenção da coordenação da instituição, e levar para o certame 36 atletas, mais uma equipe de apoio formada por 10 pais e mães de karatecas.

Karatecas mobilizados II
Para custear as despesas de alimentação e transporte para a 3ª Etapa Campeonato Estadual de Karatê-dô – Série “B” em Urussanga, Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô em parceria com a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) promove o 1º Bingão e Pastelada da Solidariedade, que acontecerão no dia 15 de agosto, no Pavilhão da Comunidade Católica do bairro São Miguel.

Pastelada da Solidariedade
A pastelada começará às 9h30min e será desenvolvida durante todo o dia, são três sabores de pastel (frango, carne e chocolate) no valor de R$ 2,00 a unidade. A partir das 14h30min acontecerá a 5ª Mateada da Solidariedade a erva e a água e por conta da Ervateira Viola de Ouro. Durante a mateada acontecerão apresentações musicais com artistas locais, Pedro Pinheiro e integrantes da PJR (Pastoral da Juventude Rural) e PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) de São Miguel do Oeste, também ocorrerão apresentações de dança e fundamentos do karatê-dô.

Bingão da Solidariedade
O bingão começara a partir das 19h30min e sorteará mais de R$ 5.000,00 em prêmios, divididos em cinco rodadas principais com a seguinte premiação: 1º Prêmio: Boi 400kg – R$ 2.000,00; 2º Prêmio: R$ 900,00 em dinheiro; 3º Prêmio: R$ 600,00 em dinheiro; 4º Prêmio: Forno Elétrico – R$ 290,00; 5º Prêmio: Relógio Condor Masculino – R$ 280,00. A cartela antecipada é apenas R$ 10,00 e dá direito a concorrer aos cinco prêmios.

Pontos de vendas
As cartelas antecipadas do bingão e os cartões para a pastelada pode ser adquiridos em 09 (nove) pontos de vendas espalhados no Centro e no bairro São Miguel. No Centro: Secretaria da Paróquia Imaculada Conceição; João Cabelereiro; Cresol; e Dojô do Macieirão. No bairro São Miguel: Loja Sul 2000; Farmácia Ideal; Sala de Inclusão Digital da Apafec; Dojô Cidadão do Futuro e Cecap.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Esportes em Debate nº 218, edição nº 709 do Jornal A Coluna – 24-07-2015.‏‏‏‏‏‏‏‏
Futebol versus preconceito I
O Aval Futebol Clube vem realizando uma linda campanha sobre os imigrantes do Haiti. Pode um ser humano ser menos humano que outro? No passado, recebemos milhares de imigrantes em Santa Catarina. Principalmente alemães e italianos. E eles também foram alvo de preconceitos. É a nossa vez de contar uma história diferente. Veja o vídeo e faça parte dessa união. Ou, na língua crioula do Haiti: linyon. Assista o vídeo acessando o link: www.facebook.com/avaifc/videos

Futebol versus preconceito II
Com essa campanha o Avaí igualou-se aos grandes clubes do mundo que exibem apoio a causas e ações sociais. Trabalho de time grande. Grande na torcida, grande na consciência, grande no seu compromisso social. Sem dúvida alguma, campanhas como essa fazem a diferença em um Brasil onde estão emergindo tantos preconceitos! Parabéns Avaí!

80.000
Quatro anos e uma mil e trinta postagens depois de iniciarmos o Blog Esportes em Debate sem pretensão de audiência em 19 de junho de 2011, no ultimo dia (16/07) superamos as 80.000 (oitenta mil) visitas, isso é mais que o dobro da população de Fraiburgo. A intensão principal ao criar o Blog Esportes em Debate era ter um canal de comunicação direto com os amigos/as, companheiros/as, estudantes para debater a filosofia e a sociologia do esporte, além de ser um espaço para divulgar esportes e visões esportivas que não tinham espaço em outros veículos de comunicação.

Construção coletiva
Quando utilizo os verbos na terceira pessoa é porque o Blog Esportes em Debate é construção coletiva, várias pessoas contribuíram e contribuem para que o mesmo se  tornasse este espaço amplo, profundo e plural para debate do esporte e da sociedade. Tenho muito a gradecer pelos mais diversos tipos de contribuições as seguintes pessoas: Claudia Weinman – jornalista; Emerson Souza – educador físico; Fabiane Aparecida Guedes – pedagoga, fiel escudeira e responsável pela correção ortográfica de várias matérias; Luiz Laudelino Coelho – educador marcial; Mario Henrique Vicente – advogado; Paulo Eduardo Gonçalves da Silva (Tico-tico) – educador físico; Rafael Carlos Rodrigues – arte educador e diagramador; Renato de Souza – jornalista; Vilmar Martins – filosofo e diagramador; e Wilson Cesar Malinoski – jornalista. Também é imprescindível agradecer a cada internauta/leitor, leitora ou multiplicador/a dos links das matérias do Blog Esportes em Debate em redes sociais virtuais, 80.000 obrigados a todas e todos, se sintam abraçados e acarinhados!

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debate nº 217, edição nº 708 do Jornal A Coluna – 17-07-2015.‏‏‏‏‏‏‏‏
Pan de Toronto I
Acontece de 10 a 26 de julho em Toronto no Canadá os Jogos Panamericanos, o mais importante evento poliesportivo das Américas. A delegação brasileira é composta por 600 atletas, dos quais 130 são militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, uma marca que mostra a importância da união entre o serviço militar e a prática esportiva, com benefícios para todos, sobretudo para a representação esportiva brasileira.

Pan de Toronto II
Alguns desses atletas/militares quando conquistam medalhas e sobem ao pódio estão prestando continência ao hino ou a bandeira brasileira.  Esse gesto é o mesmo realizado nos quartéis, ao hastear ou arriar a bandeira, mostrando que o amor à Pátria não se divide entre estar de uniforme militar ou agasalhos e roupas de esportistas. Se os atletas civis podem colocar a bandeira nas costas, beijá-la, conduzi-la em comemoração, porque os militares não podem prestar continência?

Pan de Toronto III
Setores da mídia tem reprovado o gesto, parte da mídia diz que é um desrespeito as regras democráticas, outra parte da mídia diz que é desrespeitoso para com as forças armadas. Esse dois setores estão equivocados, promovendo reações ridículas! Esses dois setores da imprensa que estão explorando o fato dos atletas militares prestarem continência nos pódios do Panamericano de Toronto, deveriam estar exaltando o fato do Brasil já ter conquistado 16 medalhas de ouro, 14 de prata e 25 de bronze. Oxalá, todos os 130 atletas/militares que estão em Toronto possam prestar continência subindo ao pódio, porque é o Brasil vencendo com eles, de cabeça erguida e não com este “blá blá blá” enfadonho, pois, este sim, é um desrespeito aos atletas e ao país.

Bingão da Solidariedade
O 1º BINGÃO E PASTELADA DA SOLIDARIEDADE é uma promoção da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular). A pastelada começará às 9h30min e será desenvolvida durante todo o dia, são três sabores de pastel (frango, carne e chocolate) no valor de R$ 2,00 a unidade. O bingão acontecerá a partir das 19h30min e sorteará mais de R$ 5.000,00 em prêmios, divididos em cinco rodadas principais (cartela antecipada por R$ 10,00) e pelo menos outras cinco rodadas extras. Mais informações sobre o 1º BINGÃO E PASTELADA DA SOLIDARIEDADE podem ser obtidas pelos fones: (0**49) 9113 – 2959 e (0**49) 9931 – 6598.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debates nº 216, edição nº 707 do Jornal A Coluna –10/07/2015
Série C
A série C do Campeonato Catarinense de Futebol de Campo 2015 começará no dia (16/08), com a participação de 10 clubes, são eles: Caçador Atlético Clube, ou Caçadorense representante da região no esporte bretão profissional; Jaraguá Sport Club – Jaraguá do Sul; Barra Futebol Clube – Balneário Camboriú; Associação Maga Esporte Clube – Indaial; Oeste Futebol Clube – Chapecó; Curitibanos Esporte Clube – Curitibanos; Fluminense Futebol Clube – Joinville;  Arena Itajaí Football Club – Itajaí; Sport Club Litoral – Itajaí; e  Santa Catarina Clube – Imbituba. A Caçadorense confirmou participação na última hora, estreia em casa contra o Santa Catarina de Imbituba. Na segunda rodada o desafio é diante da equipe de Curitibanos.

Série B
Já a série B do Campeonato Catarinense de Futebol de Campo 2015 começou no dia (14/06). A competição também conta com 10 equipes, são elas: Brusque Futebol Clube – Brusque; Operário Esporte Clube – Mafra; Clube Atlético Tubarão – Tubarão; Blumenau Esporte Clube – Blumenau; Concórdia Atlético Clube – Concórdia; Futebol Clube do Porto – Porto União; Camboriú Futebol Clube – Camboriú; Hercílio Luz Futebol Clube – Tubarão; Grêmio Esportivo Juventus – Jaraguá do Sul; e Clube Atlético Juventus – Seara. Na ultima quarta-feira (08/07), aconteceu quatro partidas válidas pela 8ª rodada do turno, o Tubarão venceu o Concórdia por 1 a 0 e com esse resultado assumiu a liderança isolada do Catarinense Série B com 17 pontos.

Poucas informações
São pouquíssimas as informações nos grandes portais de noticias na internet sobre as duas competições! A escassez de noticias sobre as séries B e C do Catarinense também é notada nos sites das TV’s e grandes rádios. A exceção é a Band SC. Por que será que acontece esse boicote aos 20 clubes da serie B e C do Catarinense?

Novidade
Em agosto acontecerá em Fraiburgo no bairro São Miguel, a 1ª Pastelada do Karatê-dô e o 1º Bingão da Solidariedade à promoção tem como objetivo mobilizar recursos financeiros para a Associação Vital Fraiburgo de Karate-dô e a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) investirem em seus projetos e ações. Em breve mais informações!

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Esportes em Debates nº 215, edição nº 706 do Jornal A Coluna – 03/07/2015
Investigação
A PF (Policia Federal) quer entender como funcionou a relação entre a gestão do ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Ricardo Teixeira e o Departamento de Esportes da Globo. Na TV aberta, a Globo detém monopólio de transmissão dos principais torneios de futebol há quase 40 anos. Por isso, vem provendo investigações nos contratos entre a CBF e a Vênus Platinada.

Tudo da infância acaba.
Às vezes, acaba aos poucos. Às vezes, nem percebemos. Às vezes, de supetão. Às vezes, não esquecemos. Mas sempre acaba. Tudo. A camisa do time. O retrato do craque. A bola número cinco. O kichute. O meião. O pessoal que jogava na rua. O time da escola. A turma do futebol de salão. A lembrança de um gol de placa. A vergonha por uma furada. A briga por causa de um passe. O esfolado no joelho. A chuva que abençoa o rachão. Com a idade me acostumei, aprendi a lição. Tudo. Tudo acaba. Da infância não há mais nada. Tudo acabou. Mas, por escolha ou ilusão, só não pensei que acabasse a seleção. Sempre achei que ela era eterna, que ela era sempre ela, sempre azul e amarela, a mesma sempre, sem nada tirar nem pôr. Mas vejo – meus Deus, como é claro! – que ela também acaba. Que dela não sobrou nada. Ela também acabou. O texto acima foi escrito por ator Luiz Guilherme Piva, na avaliação desse colunista, é uma das melhores ponderações sobre o ultimo fiasco da seleção brasileira.

Novidade
Desde terça-feira 30/06, a Coluna Esportes em Debate pode ser lida na integra, acessando o Blog Esporte em Debates pelo link: www.esportesemdebates.blogspot.com.br/p/esportes-em-debate.html. Toda segunda-feira será disponibilizada a coluna publicada por esse periódico na sexta-feira anterior através do link acima.

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 
Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate




Coluna Esportes em Debates nº 214, edição nº 705 do Jornal A Coluna – 26/06/2015 
Joguinhos I
A Etapa Centro-Oeste dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina de Fraiburgo foi encerrada na terça-feira 23/06. Mais de 1500 atletas e dirigentes esportivos de 27 municípios participaram da competição. Estiveram em disputa os títulos no basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei. O campeão e vice de cada modalidade e naipe garantiram vaga à etapa estadual da competição que acontece em Itajaí no período de 25 de julho a 1º de agosto. A classificação geral ficou assim: Lages campeão geral com 45 pontos, seguidos de Caçador, em segundo com 42, e Rio do Sul, em terceiro lugar, com 26 pontos. Acesse: www.esportesemdebates.blogspot.com.br e confira os campeões por modalidade.

Joguinhos II
Na classificação geral, Fraiburgo ficou em oitavo lugar. Os resultados por modalidade foram: 4º lugar no futebol masculino; 6º no futsal masculino; 8º no futsal feminino; 4º no handebol masculino, 5º no voleibol masculino, 8º no voleibol feminino e 5º no handebol feminino.

Refrigerante versus saúde
Refrigerante é um vício semelhante ao tabaco, álcool ou drogas, e você se sente bem quando você consome, mas ele pode causar estragos em seu corpo a longo prazo. Muitas pessoas recorrem a um refrigerante tipo cola após o almoço na esperança de obter um impulso de cafeína e açúcar. Isso pode ajudá-lo a se concentrar temporariamente, mas a longo prazo beber muito refrigerante pode ter um efeito negativo sobre a sua função cerebral e processos de pensamento. Estudos demostram que o consumo a longo prazo de refrigerante pode levar a diminuição da aprendizagem, memória, e plasticidade comportamental. Outros estudos também encontraram uma ligação direta entre beber muito refrigerante e o mal de Alzheimer ou outras formas de demência. Por isso, faça exercícios físicos regulares, apenas trinta minutos, de três a quatro vezes por semana e não tome refrigerante.
Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 
Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate



Coluna Esportes em Debates nº 213, edição nº 704 do Jornal A Coluna – 19/06/2015
Karatê-dô I
Aconteceu no dia 13 de Junho, na cidade de Araquari, o Campeonato Estadual de Karatê-dô – Série “B” – II Etapa, participaram 390 estudantes de 21 associações/clubes, representado 15 municípios catarinenses.

Karatê-dô II
Fraiburgo foi representado por 32 Estudantes Associação Hayashi-ha Vital/Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro/Escolinhas da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, também participaram karatecas de Lebon Régis e Timbó Grande, conquistando 45 Medalhas, sendo: 12 de ouro, 14 de prata e 19 de bronze, apropriando-se do 3º lugar geral no Kata (simulação da luta) e 7º no Shiai-Kumite.

Karatê-dô III
O transporte para a participação no evento foi custeado pela FME – Prefeitura. Em inscrições, anuidades e registros foram investidos R$ 2.865,00, em alimentação R$ 1.200,00, em outras despesas R$ 583,80, totalizando R$ 4.748,80 em investimentos, custeados por pais, mães, empresas, entidades e pelo comercio em geral, através de doações direcionadas diretamente as atletas.

Karatê-dô IV
Na terça-feira (16/06) aconteceu encontro no Dojô Cidadão do Futuro no bairro São Miguel, para entrega de materiais novos para crianças, adolescentes, jovens e adultos que praticam karatê-dô em Fraiburgo. Entre os materiais disponibilizados aos karatecas estão: kimonos, luvas, caneleiras entre outros. Os recursos foram repassados pela Vara do Trabalho de Fraiburgo o investimento totaliza R$ 22.145,00. Parabéns ao karatê-dô por mais essa conquista!

Novidade na região I
A Seleção Brasileira Universitária feminina fará preparação para o Mundial, na Coréia do Sul, em Caçador. As meninas de diversas universidades chegaram no município na noite da ultima quarta-feira, (17/06), porém a base da seleção é  equipe do Kindermann/Uniarp.

Novidade na região II
A equipe foi apresentada para a imprensa, na quinta-feira (18/06), as 14h00min em entrevista coletiva. O técnico é Maurício Morais Salgado e os caçadorenses Richard Kindermann e João Coelho farão parte da comissão técnica. Que os ares da Região do Contestado, contribua para que as meninas da seleção universitárias sejam campeãs na Coréia do Sul.

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 
Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.