Página Correio Esportes

sábado, 10 de outubro de 2015

Construção do prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel foi destaque nos meses de setembro e outubro em Fraiburgo e região

A Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, realizou no mês de setembro e outubro três manifestações publicas, com o objetivo de pressionar e chamar a atenção das autoridades estaduais e municipais para que se inicie a construção do prédio próprio da escola o mais rápido possível.

Manifestação em prol da construção da sede própria da escola estadual no 
São Miguel durante o desfile de 07 de setembro - Foto Cesar Malinoski
No desfile de 7 de Setembro, que aconteceu no domingo (06/09) em Fraiburgo, estudantes e professores da Escola Estadual Eurico Pinz (que funciona apenas no período noturno, por falta de prédio próprio), levaram para a avenida o tema da construção do prédio próprio com muita com faixas com um pitada de ironia uma das faixas dizia: “governo finge que eu sou a olimpíadas e constrói a minha sede própria”. A manifestação foi destaque em blogs e sites de noticia da região.
Na terça-feira (15/09), no Auditório da Unoesc de Videira, durante a primeira etapa do Ciclo de Palestras Estratégicas que é coordenado pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicas, com a presença de mais de 300 lideranças comunitárias dos sete municípios que formam a 9ª SDR, o assunto da construção do prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel foi destaque novamente. 

Mais de 300 lideranças comunitária participaram da abertura do
ciclo de palestras - Foto arquivo da 9ª SDR 
Entidades que promovem a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel estiveram presentes e questionaram quais as providencias tomada pela secretaria estadual de educação até o momento, no sentido de iniciar as obras da construção do prédio próprio da escola estadual naquele bairro, tendo em vista que já se passaram 16 (dezesseis) meses, que o secretário estadual de educação Eduardo Deschamps, assumiu em audiência que a referida escola seria construída e até o momento nada foi feito.
No domingo (04/10), as ruas de Fraiburgo foram palco da 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz, com o lema: “Fraiburgo Construindo uma Cultura de Paz”. Mais de 1200 caminhantes pela paz de diversos bairros, comunidades e localidades de Fraiburgo participaram.

Caminhantes pela Paz exigem construção do prédio próprio da
Escola Estadual 
no bairro São Miguel - Foto Fabiane Aparecida Guedes 
Uma das quatro concentrações de caminhantes pela paz partiu do bairro São Miguel e Nossa Senhora Aparecida. Estudantes e professores da Escola Estadual Eurico Pinz participaram empunhando cartazes que traziam as seguintes mensagens: “Chega de promessas, merecemos nossa escola”; “Temos direito a nossa escola”; e “Queremos nossa escola estadual”. Os estudantes e educadores foram muito bem acolhidos e receberam apoio dos demais caminhantes pela paz.
A campanha pela construção da escola foi lançada em abril de 2011, pela Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Coletivo de Educadores da Escola Agrícola 25 de Maio, Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) do bairro São Miguel, Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz, Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Fraiburgo (SINTCOF) e Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo.

Fonte:


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Pedágio do Cecap que aconteceria amanhã (10/10) foi suspenso

A quarta edição do Pedágio do Cecap que aconteceria amanhã 10/10 das 9h30min às 13h30min foi suspenso devido as fortes chuvas que estão acontecendo nessa sexta-feira e também pela previsão de chuvas para este sábado, segundo a Clima Tempo choverá em Fraiburgo amanhã 36mm com 80% de chances para acontecer as precipitações.
A 4ª Edição do Pedágio do Cecap aconteceria na Rodovia Airton Sena entrada e saída do bairro São Miguel; Rua Arnoldo Frey, cruzamento com a av. João Marques Vieira; Av. Padre Biaggio Simonetti, esquina do Banco do Brasil; e av. Anita Garibaldi, em frente ao Super Viza.
Além da distribuição de adesivos, panfletos e demais materiais de divulgação:
Do que é? Aonde vem sendo construído? E quais as atividades que já estão acontecendo no Centro de Educação, Cultura e Arte Popular?
O pedágio também tinha a finalidade de solicitar doações espontâneas e solidárias aos motoristas abordados a serem investidos na reforma e ampliação do Cecap, e também contribuiria com o karate-dô de Fraiburgo, pois 50% dos valores arrecadados seriam destinados a Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, que investiria na contratação de ônibus para participar da Etapa Final do Campeonato Estadual, a ser realizada no dia 07 de novembro em Lontras.
Em breve será marcada uma nova data para a realização do 4º Pedágio do Cecap, a nova data será marcada em consonância com o Ortifrai (órgão responsável pelo trânsito em Fraiburgo).

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Macieira sediou segunda etapa do Campeonato da Amizade de Futsal sub-18

Aconteceu no sábado (03/10,) em Macieira a segunda etapa da categoria sub-18 do Campeonato da Amizade de futsal. O campeonato será composto por 4 rodadas e na ultima será realizada partida amistosa na categoria livre entre Macieira e Salto Veloso.
A primeira etapa do evento foi realizada em Videira e contou com a participação de Fraiburgo, Videira, Lebon Régis e Macieira nos naipes masculino e feminino, na segunda etapa também participaram atletas dos mesmos munícipios.


Por Paulo Eduardo Gonçalves da Silva – (Tico-tico)

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Teve inicio o Campeonato de Bocha Quarteto de Macieira

16 equipes participarão do 9º Campeonato Municipal de Bocha na cidade de
Macieira localizada no meio oeste catarinense
Na ultima sexta-feira (02/10), teve inicio o 9º Campeonato Municipal de Bocha Quarteto de Macieira. O evento contará este ano com a participação de 16 equipes, divididas em duas chaves com 08 (oito) equipes cada, que se enfrentaram em cinco etapas classificatórias, a serem realizadas nas comunidades de São Caetano, Aparecida, Carmo e Tamanduá (Comunidade de Caçador, convidada pela organização).
A etapa de abertura aconteceu no Clube da 3ª Idade de Macieira e o encerramento também será no mesmo local. A abertura contou com a presença de autoridades e lideranças comunitárias e em seguida foi iniciado os jogos, totalizando 16 partidas validas pela 1ª e 2ª rodada.
A segunda etapa será realizada na comunidade de São Caetano no dia 16/10/2015.


Por Paulo Eduardo Gonçalves da Silva – (Tico-tico)

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

3º Encontro Pan-Americano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro em Tocantins

A Associação Pan-Americana em harmonia com a Associação Asiática e Europeia de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais tem por objetivo salvaguardar, estudar, realizar intercâmbio, promover e desenvolver ações em torno dos jogos esportes autóctones e tradicionais.
Por isso, o 3º Encontro Pan-Americano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais que acontece de 23, a 25 de outubro em Palmas no Tocantins procurará cumprir os objetivos descritos acima.
A 3ª edição do Encontro Pan-Americano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais terá as características de produção de conhecimento em torno dos jogos autóctones e tradicionais em termos de ações, pesquisas, museus, produtos, entre outros que serão realizadas no dia 24/10 das 8h30min às 11h00min.
Também será um espaço de circulação e divulgação de jogos, brinquedos e ações/estudos realizado por grupo de pesquisa e instituições sobre os jogos autóctones e tradicionais.
Acontecerão ainda reuniões de trabalho no dia 24/10, das 14h00min às 17h00min entre os participantes brasileiros (pesquisadores, representantes de museus e de
Emerson Souza representante da
Apafec que participará dos jogos
Associações), com o objetivo de dialogar/sistematizar sobre as possibilidades da construção de ações em rede e coletivas em nível de Brasil, a fim de facultar e impulsionar a produção do conhecimento, políticas publicas, captação de recursos, fomentos e viabilização do reconhecimento dos jogos autóctones e tradicionais como manifestação lúdica dos povos e da humanidade.
Durante o dia 25/10, das 9h00min às 11h00min, a reunião de trabalho será entre todos os participantes do evento com a finalidade de pensar/sistematizar ações continentais em torno dos Jogos Autóctones e Tradicionais.
Segundo lista divulgada pela organização do 3º Encontro Panamericano de Jogos e Desportes Autóctones e Tradicionais, Santa Catarina será representada por três instituições, a região do Contestado estará presente através da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), que enviará ao encontro o educador físico Emerson Souza que é um dos fundadores da instituição.

Para mais detalhes da programação, acesse:
www.facebook.com/IIIPanamericanoJogosTradicionais/timeline

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Construção do prédio próprio da Escola Estadual no bairro São Miguel foi um dos temas da 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz

Estudantes  da Escola Estadual Eurico Pinz exigindo a construção do
prédio próprio da escola no bairro São Miguel
Aconteceu no domingo (04/10), na Praça Maria Frey a 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz, com o lema: “Fraiburgo Construindo uma Cultura de Paz”. Participaram mais de 1200 caminhantes pela paz de diversos bairros e comunidades de Fraiburgo. Uma das quatro concentrações de caminhantes pela paz partiu do bairro São Miguel e Nossa Senhora Aparecida.
Estudantes e professores da Escola Estadual Eurico Pinz (que funciona apenas no período noturno por falta de prédio próprio) participaram da 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz, saíram do bairro São Miguel e se deslocaram até a Praça Maria Frey, empunhando cartazes que traziam as seguintes mensagens: “Chega de promessas, merecemos nossa escola”; “Temos direito a nossa escola”; e “Queremos nossa escola estadual”. Os estudantes e educadores do educandário que participaram da 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz foram muito bem acolhidos e receberam apoio dos demais caminhantes pela paz.

Luta da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro
São Miguel foi bem acolhida pelos caminhantes pela Paz 
“Cremos que não será possível construir o conceito de paz que estamos defendemos nessa caminhada, sem o prédio próprio para que estudantes e professor da Escola Estadual Eurico Pinz, possam desenvolver suas atividades pedagógicas e de formação integral, além disso, só construiremos a paz plena que queremos, se as crianças e adolescentes moradores do bairro São Miguel e adjacências possam em um futuro breve, optar em fazer o ensino médio sem se deslocar até o centro do município”. Comenta Luiz Laudelino Coelho um dos coordenadores da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel.
A 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz foi promovida pelas Igrejas Cristãs; Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular); Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô; Grupo Voluntário Vida e Cidadania – (GVC); Rede Feminina de Combate ao Câncer entre outras entidades.


Tomado do blog: 

Mais de 1200 caminhantes participaram da 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz

Caminhantes pela Paz se deslocando do bairro São Miguel até a Praça Maria Frey
Aconteceu no domingo (04/10), na Praça Maria Frey a 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz, com o lema: “Fraiburgo Construindo uma Cultura de Paz”. Participaram mais de 1200 caminhantes pela paz de diversos bairros e comunidades de Fraiburgo. Foram quatro concentrações de caminhantes: bairro São Miguel, Vila Salete, Bela Vista e São José.

Caminhantes pela Paz chegando na Praça Maria Frey
Várias apresentações culturais com muita qualidade foram realizadas entre as quais: dança, música e fundamentos do karatê-dô. Também foi realizada uma celebração ecumênica coordenada pelos padres Celso Carlos Puttkammer dos Santos e Antônio José Blaskovski (Zezinho), e logo em seguida aconteceu o abraço simbólico no Lago das Araucárias, segundo organizadores faltou pouquíssimo para ser completamente concluído.

Caminhantes pela Paz acompanhando a apresentação dos fundamentos do Karatê-dô
A 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz foi promovida pelas Igrejas Cristãs; Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular); Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô; Grupo Voluntário Vida e Cidadania – (GVC); Rede Feminina de Combate ao Câncer entre outras entidades. 

Caminhantes pela Paz abraçam simbólicamente o Lago das Araucárias 

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate