Página Correio Esportes

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Gashuko 2018 foi um Sucesso! Qual a diferença entre Falar e Fazer quando o assunto é o esporte amador?


Por Luiz Coelho
Exame de faixa - foto Karatê-dô fraiburguense 
Para nós da mais nobre das artes marciais – o Karatê-dô Hayashi-ha é muito simples, responder a esta questão. Explicamos, quando alguém conhece um projeto fantástico, que se colocado em prática, fará uma grande diferença no meio onde será inserido, e apoia com o que pode, isso é “Falar”, caso contrário, são meras falácias, que não levam a nada, pois, “tapinhas nas costas” e “elogios” quando estamos na frente, não ajudam em nada, o esporte Amador/Educacional/Cultural e Social do Brasil.
Agora, “Fazer”: É deixar os compromissos pessoais, no estado de São Paulo, a mais de 1.000 quilômetros, para ajudar pessoas (que a maioria você não conhece), e, passar quatro dias dentro do Dojô, se doando com todo conhecimento, adquirido ao longo de mais de 45 (quarenta e cinco), anos de estudos/treinos/viagens para os mais diferentes países defendendo as cores do Brasil.
Isso, é o que o Sensei Paulo Miguel da Mota Junior, 7º. Dan – Presidente Fundador da Hayashi-ha Shito Ryu Kai do Brasil, fez no ultimo final de semana de Carnaval, deixando simplesmente o legado, de melhor evento em que o Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, nestes 16 (dezesseis) anos de história, e a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô em seus 29 (vinte e nove) anos, já participaram.
Precisamos melhorar muito ainda, mas, o caminho é simples, participar destes eventos dentro de “casa”, dando o nosso melhor que pudermos neste momento, enquanto não conseguirmos melhor, para fazer melhor ainda.
Parabéns, a todos e todas, os/as estudantes, das cidades de Paranaguá/PR, Ibiam, Tangará, Lebon Régis e Fraiburgo, que participaram, prestaram exames de graduação inferior (até faixa marrom) e superior (faixas pretas), e, estudaram/treinaram/aprenderam com o melhor técnico.
São eventos como este, que nos motivam a enfrentar os desafios, como motivadores, na busca por um mundo fraterno, justo e igualitário para todos e todas, através da cultura oriental do Karatê-dô e atividades sociais, que mostram a todos, sejam participantes ou apreciadores de movimentos que deixam claro. A construção de um mundo diferente passa efetivamente pela união dos que podem, estendendo a mão aos que possuem uma dificuldade um pouco maior.
O Sensei Paulo Mota, deixa bem claro para nós, que basta estudarmos e colocar em prática seus ensinamentos, e, não somente dentro do Karatê-dô, mas, em toda a nossa vida, alcançaremos nossos objetivos.
Foi o Melhor final de semana, da história esportiva/cultural do Karatê-dô em Fraiburgo, projetando crescermos e ampliar as conquistas individuais e coletivas, do esporte olímpico da Região do Contestado Catarinense.

Sobre o autor: Luiz Coelho é instrutor e estudante de Karatê-dô há 28 anos; é ainda militante social na Região do Contestado, em especial, nos municípios de Fraiburgo, Lebon Régis, Timbó Grande e Santa Cecília.

Obs.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados no Blog Esportes em Debates são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores
Publicidade/BED
Essa ação Social tem o apoio do BEB
Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesedebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.